X

Este post é proibido para menores de 18 anos!

Sim! Pois o assunto de hoje não é para crianças, vamos falar sobre cerveja!

Todos já sabem que está acontecendo no WoW o evento CervaFest. Já fizemos um post explicando como aproveitar bem a festa e pegar todas as conquistas. É no Cervafest que encontramos as melhores comidas e muita variedade das cervejas em Azeroth. E nesse clima festivo você ainda pode  aproveitar para fazer algumas amizades com anões ou orcs,  que são os anfitriões e grandes entendedores de uma boa cerveja. Afinal, ninguém faz amigos bebendo leite!

E chegou uma nova turma que parece também entender de cerveja. Já viram a facção dos mestres cervejeiros? São pandarens que guardam os segredos das cervejas hereditárias, e estão sempre em busca de conhecimento para criar bebidas potentes. Vou visitá-los qualquer dia desses, quem sabe descubro alguns segredos e venho aqui contar para vocês.

Mas com esse festival acontecendo e todos comemorando com várias canecas de cerveja. Não poderia deixar de relacioná-lo a festa OktoberFest que possivelmente pode ter servido de inspiração para a construção desse evento tão divertido no WoW.

A origem do nome OktoberFest muitos já devem saber, oktober em alemão significa outubro, portanto festa em outubro.

Mas você já se perguntou porque essa festa acontece nesse mês?

Tudo começou a partir de uma festa em comemoração a um casamento num mês de outubro de 1810, em Munique no estado de Baviera na Alemanha. Foi o  casamento do príncipe Luis I da Baviera com a Princesa Tereza da Saxônia. O príncipe queria uma comemoração que tivesse a participação popular e durante alguns dias  muita cerveja e comidas foram distribuídos para a população.

Ao longo dos anos essa festa foi se repetindo e tornando-se tradição na Alemanha. O festival foi se espalhado pelo mundo, provavelmente com a imigração dos alemães e vários países hoje celebram o OktoberFest como Argentina, Estados Unidos, Hong Kong, Itália, Vietnã e é claro o Brasil.

A OktoberFest de Blumenau em Santa Catarina é considerada a maior festa Alemã das Américas. E o no Brasil é a que tem maior notoriedade. Atrai todos os anos milhares de turistas, são consumidos também milhares de litros de cerveja e eles apresentam um cardápio super variado com as mais deliciosas comidas da culinária alemã. Hum… dá água na boca só de pensar!

Claro que não faltam animação, música boa e simpatia, que inclusive fica a cargo da rainha e das princesas que são as anfitriãs do evento. Elas são devidamente escolhidas  no ano anterior do festival, através de um concurso em que são julgados a beleza e a simpatia das moças.

Mas a OktoberFest está espalhada em várias partes do Brasil: temos também grandes festas nas cidades de Igrejinha, Cerro Largo e Santa cruz do Sul que ficam no Rio Grande do Sul, e nas cidades de Rolândia e Marechal Cândido Rondon no Paraná. O destaque maior é na região sul, possivelmente pela maior concentração de descendentes alemães. Mas o festival  também acontece em outros estados no Brasil seguindo as tradições germânicas. Encontrei realizações da OktoberFest em Brasília, São Paulo, e no estado do Ceará. Até aqui em Minas, descobri esse festival com o nome de UaiktoberFest. Claro que não vou perder!

Aproveite e procure saber se em seu estado também acontece esse festival. Você pode ter uma surpresa boa, assim como eu tive.


E a cerveja… de onde veio?

Essa é uma questão mais difícil de responder. Pois acreditam-se, que a cerveja seja tão antiga quanto o a própria  agricultura (que surgiu há aproximadamente 10 mil anos antes de Cristo). Então imagina quanta história já deve ter sido contada sobre a cerveja!  Algo que é sempre relatado,é que a sua descoberta pode ter sido acidental. Isso porque era quase que natural o processo de fermentação do cereal em contato com a água e leveduras encontradas no ambiente. Então facilmente produzia-se o liquido alcoólico. A cerveja que era produzida há milhões de anos, para a cerveja atual sofreu algumas mudanças, mas a base  do produto que é a cevada fermentada, continua a mesma. Com essas mudanças,  hoje nós encontramos com facilidade muitas variedades de cerveja. Existem casas especializadas em cervejas exóticas e em cervejas importadas. São tantas opções que ficamos até indecisos na hora de escolher uma.

E essa indecisão acontece também no WoW, são tantas opções que só mesmo consultando um anão, na taberna mais próxima, para ele nos explicar sobre os sabores das cervejas. Pensando melhor, talvez ele não conseguirá explicar  tão bem, já que provavelmente estará sob efeito delas. Afinal a fama do anão de beber muito, já rodou Azeroth inteira.

Na dúvida, acho que encontraremos boas informações é com a nova facção dos pandarens mestres cervejeiros. Acho  que vamos ter boas histórias sobre eles para contar em breve!

Depois de falar tanto de cerveja, nada melhor do que pegar uma caneca, encontrar o barril mais próximo e comemorar em grande estilo o final do Cervafest!  E não se esqueça: “Se beber não dirija!” Afinal, sua montaria não sabe ir para casa sozinha.

Ainda bem que existe o WoW para nos embriagarmos, sem sofrer com a  ressaca!!!

Referências

http://www.apcv.pt

http://www.oktoberfestblumenau.com.br