De todas as conquistas de pescaria (tirando as que dependem inteiramente da boa vontade do RNG da Blizzard como a Sopa de Tartaruga, História Verdadeira de Pescador, Mestre Splinter? e outras conquistas absurdas), a conquista Mestre Pescador de Azeroth requer também MUITA sorte, mas com os macetes certos e um conhecimento de cada um dos campeonatos, as chances aumentam. Se assim como eu você quiser um dia ser um Mestre do Anzol, você vai precisar encarar a árdua tarefa de competir numa das opções disponíveis, e a Tia Arganthe, experiente e vencedora de ambos os campeonatos, está aqui pra te ajudar! A conquista te dá merecidos 20 pontos, e é um grande caminho andado para conseguir seu título 😉
Recomendações para o campeonato de pescaria
Eu recomendo ter 525 pontos de perícia em Pescaria, o que evita pescar muito lixo na hora que estiver competindo. Você pode fazer a conquista enquanto nivela a profissão, mas não recomendo de forma alguma. Quanto mais perícia, melhor.
É interessante que aprenda a habilidade de Localizar Peixes. Além de lhe dar mais uma conquista necessária para o Mestre do Anzol, a habilidade de localizar peixes ajuda a identificar cardumes no seu mini mapa, assim como minérios e ervas para quem tem herborismo e/ou mineração como profissão). Além disso, os cardumes ficam brilhando na água, o que facilita MUITO na hora de encontrar algum.
Ai você me pergunta: Como aprendo a habilidade de Localizar Peixes? Você precisa de um item chamado Diário Gasto pelo Tempo, e a única maneira de conseguí-lo é pescando em cardumes de lixo, aqueles cardumes cheios de caixinhas no mapa, como Destroços da Bomba de Vapor, Destroços da Escuna, Destroços Flutuantes, Destroços dos Vela Sangrenta, Destroços Encharcados, etc. Caso esteja sobrevoando ou cavalgando próximo à alguma costa, sempre olhe na água em busca destas caixinhas. Aqui há uma lista das caixinhas que tem chance de conter este item. O Diário Gasto pelo Tempo é vinculado ao apanhar, e não há maneira de passá-lo para outro jogador. Já as caixinhas não, se alguém tem uma destas caixinhas pescadas, você pode trocá-la, abrir e ganhar um Diário. Você precisa de pontos de perícia em pescaria para usá-lo. Este item também pode vir em qualquer saquinho de recompensa das missões diárias de pescaria oferecidas em Dalaran, Orgrimmar/Ventobravo e Shattrath (Saco de Tesouro de Pesca), mas a chance é bem mais baixa.
Evite combates durante os torneios. Isso vale mais para jogadores de reinos JvJ. É muito comum algum competidor ter alguém a cargo apenas de ‘atrapalhar’ membros da outra facção enquanto ele pesca. Você tem duas alternativas, pescar e finalizar o cardume rápido ou chamar algum amigo para fazer o mesmo por você. Infelizmente, em servidores JvJ vale tudo. Mas tente sempre que possível não parar para brigar com alguém no meio do caminho. O mesmo vale para mobs em geral, tente passar longe de qualquer coisa que possa ‘aggrar’ e te tirar algum tempo precioso.
Ajuste sua pedra de regresso (heartstone) para algum local próximo à entrega dos itens do torneio. Se irá tentar o de Angra do Butim, deixe sua pedra de regresso no bar. Caso tente o campeonato dos Kalu’ak, deixe sua pedra em Dalaran.
Decida antes o que irá querer de prêmio dos campeonatos. Abaixo, na descrição de cada torneio, mostrarei os prêmios de cada um. Tenha em mente o que quer antes de iniciar o campeonato. Nestes torneios, ganha sempre o mais rápido, então entregar a quest e já escolher o prêmio sem ficar pensando enquanto isso ajuda.
Certifique-se de que suas sacolas estejam suficientemente vazias. Mesmo que tenha sua profissão no nível máximo, você pode pescar diversos outros peixes durante os campeonatos. Ter a sacola vazia te dá certeza de não perder nenhum peixe importante.
Esteja nos locais recomendados para pescar no início do torneio, e não em Dalaran e/ou Angra do Butim. Isso porque nenhum dos peixes que precisará estará nos locais que vai entregar a missão. Então na hora exata em que o torneio começa, esteja nos locais adequados para pescar que irei recomendar nas próximas partes do artigo.
Passeie pelos locais que escolher para pescar antes do campeonato começar. Conhecer o local onde irá pescar é EXTREMAMENTE importante. Saber onde tem áreas ‘pescáveis’, onde há mais abundância de cardumes te dá uma vantagem grande em relação aos demais competidores.
Vamos pescar!
Campeonato de Pesca dos Kalu’ak
Acontece quando: Todo sábado, a partir das 14:00 do Servidor, e é encerrado às 16:00.
O que devo pescar: o Tubarão Grelha-preta, um peixe extremamente raro e que aparece somente durante o torneio. Você precisa pescar apenas um deste e correr o mais rápido possível em Dalaran.
Onde devo pescar: Em qualquer lugar de Nortúndria exceto na Coroa de Gelo (Icecrown), Picos Tempestuosos (Stormpeaks), Dalaran e Zul’drak que não tem nenhum cardume. Este tubarão pode ser encontrado em qualquer cardume de Nortúndria onde se pode pescar também a Rêmora Pigmeia. Há uma chance minúscula de pescar este peixe em outros locais abertos, mas a chance é muito mais alta em cardumes, portanto nem perca tempo pescando fora de um.
Para quem entrego: você entrega o peixe para o Ancião Clarágua, que aparece apenas durante o período do torneio. Caso ninguém tenha entregue o peixe ainda, aparecerá a missão Campeonato de Pesca dos Kalu’ak. Caso o campeonato já tenha um vencedor, você pode entregar o peixe para concluir a missão Mais Sorte da Próxima Vez, que dá uma sacolinha com algum prêmio de consolação.
O que ganho: Você pode escolher entre dois prêmios no Campeonato de Pesca dos Kalu’ak, o Anel Medonho do Pirata, um anel de herança que dá +5% de experiência entre os níveis 1 e 80, muito recomendado para quem costuma nivelar personagens alternativos, pois é vinculada à conta Battle.net, então você pode enviá-lo para qualquer personagem seu, da Horda ou da Aliança, dentro do mesmo reino. O segundo prêmio são as Botas da Angra, que te dão +15 pontos de perícia em pescaria e também servem como um teleport direto para Angra do Butim (*-*).
Mapa para as áreas de pesca do Campeonato de Pesca dos Kalu’ak
Existem várias opções de locais para pescar em Nortúndria, mas a minha escolha pessoal é Serra Gris (Grizzly Hills) por não ser tão cheia e ter vários rios em toda a zona. Além da área destacada em vermelho você pode pescar na costa ou nos outros rios, mas a área em vermelho dá uma opção de rota vai-e-vem bem simples de seguir enquanto procura por cardumes.
Dicas da Mestre do Anzol: Esteja na zona onde pretende pescar cerca de 10 minutos antes do início do campeonato (14:00) e ‘patrulhe’ a área para visualizar os cardumes antecipadamente. Não é necessário pegar nenhuma quest antes do torneio. Pesque nos cardumes até que eles sumam, e logo em seguida procure por outro. Ajuste sua pedra para a estalagem central de Dalaran e decore a rota entre a estalagem e o Ancião Clarágua. Se preferir, use um dos anéis de Kirin’tor como alternativa de transporte, mas ja mantenha-o equipado para uso imediato. Evite pescar onde já tenha alguém pescando.
Torneio de Pesca de Angra do Butim
Nota Importante: Você pode estar com reputação inferior a Neutro com Angra do Butim para fazer este campeonato, pois os organizadores não fazem parte da facção, no entanto você pode ser atacado pelos guardas do local durante a entrega.
Acontece quando: Todo domingo, a partir das 14:00 do Servidor, e é encerrado às 16:00.
O que devo pescar: 40x Papa-fina-pintado, um tipo de peixe que aparece apenas durante o horário do torneio em cardumes específicos .
Onde devo pescar: Em qualquer área costeira de Selva do Espinhaço (Northern Stranglethorn) e Cabo do Espinhaço (The Cape of Stranglethorn).
Para quem entrego: você entrega os 40 peixes para Riggle Bassbait, que é um PNJ que aparece apenas durante o período do torneio. Caso ninguém tenha ganho o torneio ainda, você entregará a missão Mestre Pescador. Caso alguém tenha completado antes, você pode vender os peixes que pegou por uma quantia bem baixa pelo esforço razoável de gold na missão repetitiva Aprendiz de Pescador.
O que ganho: Você escolhe entre dois prêmios. Um deles é a Vara de Pescar de Arcanita, que aumenta em 40 pontos a perícia em pescaria. Somente recomendo este prêmio caso não tenha uma vara de pescar boa (que pode ser obtida em quests, reputação, etc.). O outro item (e mais legal, a propósito), é o Anzol do Pescador-mestre, que é um trinket que lhe transforma em um peixe, permitindo que nade mais rápido e respire em baixo d’água!
Mapa para as áreas de pesca do Festerê de Pesca da Selva do Espinhaço
A vantagem deste torneio é o fato de se concentrar em apenas um mapa, mas isso também pode ser uma desvantagem por conta da quantidade de pessoas que encontrará no caminho durante o período de pescaria. Em toda a área vermelha do mapa você encontra cardumes de Papa-fina-pintado durante o período do torneio em abundância.
Dicas da Mestre do Anzol: Esteja na zona onde pretende pescar cerca de 10 minutos antes do início do campeonato (14:00) e ‘patrulhe’ a área para visualizar os cardumes antecipadamente. Não é necessário pegar nenhuma quest antes do torneio. Pesque nos cardumes até que eles sumam, e logo em seguida procure por outro. Ajuste sua pedra para o bar de Angra do Butim com o Estalajeiro Skindle antes do campeonato. O bar fica ao lado de onde se deve entregar os peixes, basta sair pela porta e ir direto à esquerda, perto do tubarão pendurado. Mesmo que veja um cardume de algum outro peixe antes do início do evento, aguarde. As 14:oo do servidor em ponto estes cardumes serão substituidos por cardumes de Papa-fina-pintado.
Outras informações úteis
Você precisa ganhar apenas um dos campeonatos para receber a conquista Mestre Pescador de Azeroth, mas nada te impede de fazer os dois quantas vezes desejar para receber os outros prêmios;
No torneio de Angra do Butim, enquanto pesca os peixes do evento, você pode pescar outros peixes bem raros que podem ser trocados por prêmios interessantes: o Acará-bandeira pode ser trocado por um Chapéu de Pescaria da Sorte; o Veloso-azul-listrado do Rosado pode ser trocado pelas Botas Radicais de Pesca de Nat Pagle e o Peixe-rainha Deziano pode ser trocado por um Protótipo de Linha de Pesca de Etérnio, que é um encantamento que aumenta a perícia da sua vara de pescar em +5 pontos.
Caso não tenha perícia completa na profissão, você pode usar alguns itens que aumentam seus pontos, como varas de pescar especiais e chapéus de pescaria. Alguns exemplos: Vara de pescar suprema FC-5000 do Nat Pagle, Vara de Pescar da Destreza Kalu’ak, Vara de Pescar de Osso, Chapéu de Pescaria Gasto. Você pode encantar uma luva qualquer também com o Encantamento de Pescaria – Luvas e, enquanto pesca, pode beber a Lager do Capitão Rumsey.
Que tal então tentar um último campeonato durante o Cataclysm este fim de semana? Ainda não sei se teremos um novo torneio no Pandaria (e honestamente espero que tenhamos sim!), então tire este fim de semana para conseguir sua conquista 😉
Espero que este artigo ajude tooooodos a completarem este passo para o almejado título Mestre do Anzol! Bom resto de Catacl… digo, de semana à todos!