Olá galera! Hoje eu vou falar um pouco sobre guildas, relacionando com a importância que a interação têm dentro dela. Se alguém viu, há alguns dias atrás eu fiz um Blog Post sobre um evento que fiz na minha guilda. Muita gente se mostrou interessada e elogiou muito a idéia, sussurrando pra mim in game ou deixando vários comentários bacanas.
Guildas são grupos de pessoas desorganizadas. Cabe à administração da guilda organizá-las (ou tentar organizá-las), e que os jogadores de lá dentro também tenham essa vontade. Guildas são espaços que promovem vários tipos de organização, sejam grupos de RBG, core de raide, grupos de RolePlay, divulgação de conteúdo e conhecimento, ou mesmo de grupos eventuais. Mais do que isso, guildas são ótimos lugares pra se fortalecer laços de amizade.
Antes da Blizzard implementar o level nas guildas, era muito fácil discernir quem estava na guilda por estar, e quem estava porque queria participar das atividades da guilda. Ao mesmo tempo, qualquer nerd rage era motivo pra se deixar a guilda, já que a reputação e as vantagens que a guilda ofereciam pouco importavam. Hoje, guildas level 25 estão abarrotadas de jogadores que só estão ali pelas vantagens da guilda (perks), e dificilmente se vê jogadores engajados em participar de tudo o que há na guilda. Além disso, donos de guildas de level mais baixo, que ainda precisam upar até o level 25, ficam à mercê da boa vontade dos jogadores que queiram entrar na guilda mesmo ela sendo de pouco level. Isso infelizmente acontece, mas como proceder para mudar isso?
Primeiro: mentalidade. Se você entrou na guilda e não participa de nada, você não tem o direito de reclamar. Tente ser mais ativo, conversar com os officers e a administração, tente sugerir raides/grupos de Campo de Batalha. Seja conhecido na guilda pelos demais players. Se sua guilda sempre faz eventos mas nunca tem vaga pra você, talvez essa não seja a melhor guilda para você estar. Guildas level 25 que estão abarrotadas de gente muitas vezes pouco interagem com os seus membros. Há guildas 25 que não aceitam jogadores iniciantes, porque prezam por qualidade de jogadores ao invés de quantidade. Há guildas 25 que são super bem organizadas e sempre têm algo que interaja com os membros. Há guildas que só querem mais membros pra achievements e gold pro banco. Se você só quer vantagens, ou se quer amizades, se quer progressão, você deve definir seu objetivo e buscar uma guilda com sua cara.
Para as administrações de guilda, ter uma guilda de nível alto atrai muita gente. Mas como ser uma guilda de nível alto e lidar com as pessoas lá de dentro? Tem várias opções. Fazer raides de 25 pessoas, de todos os níveis e semanais é uma boa. Além disso você pode fazer eventos, criar um fórum de discussões da guilda, conversar com os jogadores que entrarem, incentivar o uso de Raid Call, Mumble, Team Speak… é trabalhoso, mas vale a pena. Se você ainda está upando sua guilda, considere-se sortudo. As pessoas que entrarem na sua guilda provavelmente vão querer te ajudar. Do contrário, porque eles entrariam numa guilda de level baixo?
Tanto os Mestres de Guilda quanto os membros têm que deixar bem claro suas expectativas em relação ao ambiente da guilda em que estão, do contrário só irá trazer frustração para ambos os lados. Sempre haverão guildas com jogadores que não querem envolvimento com sua guilda, e guildas que infelizmente não conseguem lidar com todos os jogadores que estão ali dentro. Toda guilda nasce de um grupo de boas amizades ou de uma pessoa com grandes idéias. Lidar com pessoas nunca é fácil.
E se você ainda busca uma guilda com a sua cara, relembre como fazer isso com um excelente post da Lorie de algum tempo atrás, clicando aqui. 🙂
Nesse feriado aproveite para conhecer sua guilda, participe mais, dê idéias, busque novas amizades, faça eventos, e acima de tudo: se divirta bastante!
Beijo no coração de vocês, e até a próxima!