X

A nova expansão Mists of Pandaria (MOP) está quase chegando, e já sabemos que vem muita novidade por ai. Tem a chegada de um novo continente, uma nova classe, uma nova raça, expectativas de chegar até o nível 90 e ampliar as profissões.  Estamos ainda na versão Beta, mas já da pra ter uma ideia do que virá nessa nova fase.

Um pouquinho que já explorei do MOP, foi possível perceber algumas semelhanças e curiosidades que me fizeram pensar que podem ser possíveis referências.

O primeiro impacto começa com a música do MoP, que remete às tradicionais melodias chinesas, inclusive há relatos pela Web que o compositor norte americano Jeremy Soule seja o responsável pela trilha sonora. Se for ele mesmo já podemos considerar sucesso garantido, pois ele criou a trilha sonora de vários jogos eletrônicos, incluindo The Elder Scrolls, Harry Potter e Guild Wars por exemplo.

Sem dúvida os pandas são os protagonistas nessa nova expansão, mas eles não são novidade na Blizzard. Já são conhecidos por muitos jogadores pois aparecem em uma fase do Warcraft III Frozen Throne.

As lutas dos monges me lembrou muito os antigos filmes de artes marciais, aqueles estrelados por Bruce Lee e pelo Chuk Norris. Será que iremos nos deparar em Pandaria com algum NPC deles?

Para sabermos lutar precisamos de um mestre que nos oriente. Lá na área inicial fornecendo as primeiras missões, existe um Mestre que mostra os ensinamentos e as técnicas de lutas aos monges. É o NPC Mestre Shang Xi, nome que parece muito com o mestre Shang-Chi, herói da publicação em quadrinhos O Mestre do Kung Fu da Marvel Comics. Estão lembrados? O mestre Shang-Chi não possuía nenhum superpoder, mas o que o fazia extraordinário era a grande habilidade nas artes marciais que possuía. Ele fez a alegria da molecada nas revistas em quadrinhos na década de 70. Dele eu me lembro, afinal de contas os Elfos Noturnos vivem muito anos!

Dizem inclusive que o Mestre Po anda por lá também, sabem quem é né? O mestre que tinha na série de TV Kung Fu que foi estrelada por David Carradine na década de 70, bem na época que o Kung Fu estava no auge. Parece que ele fica ensinando os pandas a usarem não só a força do corpo, mas usar também a força do pensamento.

Tem outra referência que acho que todos já devem ter percebido, apesar de não podermos afirmar que o MOP foi baseado no filme Kung Fu Panda, acabamos encontrando uma turma bem suspeita distribuindo missões e dentro das masmorras parecidas com os Cinco Furiosos. Já vi por lá o Macaco , a Tigresa, a Víbora , a Garça e o Louva-a-Deus. Vamos aguardar pra ver o que eles aprontarão no MOP.

E quem não pensou nos queridos Pokémons quando anunciaram a batalha de mascotes? Parece ser outra referência já que vamos capturar, colecionar, treinar os mascotes e desafiar os jogadores para uma batalha. Será que ganhando os duelos poderemos nos intitular Mestre Pokémon?

Enfim, tem muitas novidades vindo por ai e muitas referências para nos divertirmos procurando. Só sei que está tudo muito harmonioso e é impossível não se impressionar com esse novo continente.

Acho que vamos nos encontrar bastante com esses temas daqui para frente.

Será que essas referências intrigantes são meras coincidências?