X

Din Din!

Olá pessoas! O meu texto de semana passada acabou saindo essa semana, se alguém estiver interessado em lê-lo está na sessão “WoW para Newbies” e se chama “WPN [WoW Para Newbies] 6: Me kicaram, e agora?”. Agradeço mais uma vez a quem deixou comentários!

Uma coisa que me faz feliz no WoW é que na maioria das vezes que eu preciso de um item, eu consigo achá-lo na AH. Meu set de transmogrificação foi quase todo estabelecido por itens que achei na AH, o que me poupou horas de procura por itens verdes em Gnomeregan. Mas o que às vezes acho muita sacanagem é o pessoal que aumenta ou diminui os preços das coisas absurdamente, e eu não estou falando daquelas pessoas que colocam um item raro por 25k, porque essas pessoas realmente têm problema (e as que compram itens a esse valor também), estou falando dos itens que são comumente utilizados pelos jogadores, que raramente ficam na Casa de Leilões por muito tempo, e é nesse ponto que trago a minha indignação pra vocês.

Para fazer um comparativo, peguei exemplos de itens bastante procurados, de coisas relativamente caras e outras relativamente baratas, e comparei o preço em cada Reino brasileiro:

Preços da Casa de Leilões (em valores aproximados):

Eu nunca fui boa com tabelas, mas espero que essas sirvam a meu favor…

Algumas considerações primeiro: Os itens foram escolhidos de acordo com observações pessoais sobre a demanda dos mesmos. Os reinos, embora tenham uma margem de aumento e decréscimo de preços razoável, não foram muito distintos em relação aos preços. O Gallywix por ser um reino bem vazio pelo que observei tem os preços mais diferenciados que os demais, até porque a Casa de Leilões deles não têm muitos itens. Acho que eu teria um infarto toda vez que fosse comprar um  Rubi Infernal.

Ah, e que fique claro gente: não sou nenhuma economista! Estou partindo todas as minhas hipóteses de uma mera observação!

Explicando melhor sobre o que tudo isso se trata: Fico realmente perturbada quando vou à Casa de Leilões comprar ou vender algo e me deparo com situações chatas: Alguns itens, facilmente achados pelos mapas,  com preços absurdos porque alguém quer ganhar ouro rápido. Ou então você, que passou horas farmando itens pra vender e fazer ouro, chega para vender e tem um cidadão inconveniente vendendo tudo a preços ridículos, que não compensam que você venda o item (ou pior, você acaba vendendo mais barato que o tal cidadão, ou no mesmo preço, e acaba saindo no prejú…). Pois bem. Peguei esses exemplos porque Rubi Infernal é chatíssimo de dropar, e nunca foi o mais barato comparado com as gemas de mesma espécie. O Tecido de Seribrasa, sabendo onde farmar, é muito fácil conseguir em grandes quantidades. A Essência Celestial Maior é um item que vai muito em encantamentos de itens ilvl 300+, e normalmente é o único item que varia muito de preço dentro dos top reagentes de encantamento. Aí você, que ficou meses upando profissão, tem que passar um tempão farmando itens de reagente, ou sucumbir à Casa de Leilões e vender seus trabalhos por preços absurdos com pouco lucro.

“Mas Mi, porque você ta se preocupando com isso? Porque todo esse espírito capitalista?”

A Casa de Leilões do World of Warcraft mobiliza 3,5 Milhões de leilões por dia em todos os Reinos. Só acho que se as pessoas tivessem um pouco de noção das coisas em relação ao preço dos itens, seriam bem mais viáveis essas trocas. Rubi Infernal cada Reino apresentou com um preço diferente, até porque o preço dele é dado pela dificuldade em consegui-lo, então não vou justificar qual seria o preço ideal, acho que ele vai mais de acordo com a demanda mesmo. Tecido de Seribrasa é tão fácil de encontrar, que é um absurdo que alguém venda por mais de 40g. Já a Essência Celestial Maior é bem chata de conseguir de itens normais, e apesar de eu raramente vender reagente na AH (até porque tenho Encantamento), é chato ter que vendê-la por 30g. Você acaba sendo prejudicado porque alguém (que nunca estudou economia ou concorrência na vida) abaixa os preços ou os aumenta demais e acaba prejudicando todo o mercado.

Como sempre, esta é uma opinião pessoal, ainda aguardo comentários das opiniões de vocês.  🙂

Obrigada e até semana que vem!