Não importa a quantidade de dano que você causa ou o quanto você pode curar, os Tanks são os membros mais resistentes de um grupo, e sua função é atrair a atenção dos monstros para que os Dps possam derrubá-los, enquanto o Healer o mantém vivo. Portanto, ajudá-lo é ajudar a si mesmo e ao grupo.
1) Cuidado com o aggro.
Você se lembra deste aviso em “Como deixar seu healer feliz em 5 passos“?
Este cuidado simples ajuda tanto o Healer quanto o Tank, ajuda todo o grupo na verdade. Apesar do Tank – independente da classe – possuir formas de segurar a atenção dos alvos, não custa nada segurar o ímpeto de ficar em primeiro lugar na lista de Dps e aguardar alguns poucos segundos antes de começar sua rotação. Ataque sempre o mesmo alvo de seu Tank, e dê a ele o tempo necessário para gerar uma quantidade segura de aggro.
2) Corra para o tank.
Se você acidentalmente roubou o aggro, não corra feito um desesperado em qualquer direção. Permaneça ao alcance do Tank e espere ele puxar o mob pra si, ou ainda melhor, corra na direção dele para que o monstro seja atraído por alguma habilidade de AoE (dano em área) que geralmente os Tank utilizam.
3) Não use habilidades que impeçam o tank de aggrar os mobs.
O Tank precisa coletar todos os monstros do pull e deixá-los próximos para que os possa tankar. Se alguém do grupo utilizar habilidades que o impeçam (como Frost Nova ou Fear – Nova Congelante e Medo em Português) durante o pull, o Tank não poderá reuni-los, e terá um enorme trabalho para manter o aggro de cada um quando o efeito das habilidades desse tipo terminarem. O mais comum quando isso acontece é os monstros se dispersarem ao término do efeito, atacando um Dps ou mesmo o Healer.
4) Diga Nonono para o Gogogo.
Já esteve em um grupo em que a todo momento alguém diz “gogogo” ou “ggg”, forçando a barra para que o Tank vá mais depressa?
Sério, não faça isso…
Existem inúmeros motivos para que um Tank não saia pela masmorra aggrando desesperadamente todo grupo de monstros, e isso não vai ajudar em nada. Algumas vezes o Tank pode realmente ser lento, e nesse caso um pouco de calma e educação vai ajudar bem mais, simplesmente perguntando se existe a possibilidade de ir mais depressa.
5) Deixe o Tank fazer os pulls.
Deixe o Tank conduzir as lutas. Ele saberá que grupo de monstros puxar e a hora de fazê-lo, e precisa posicioná-los de forma correta para que o Healer o mantenha vivo e os DPSs possam acabar com eles. Se você souber respeitar essa última dica, será muito mais fácil respeitar as demais, e seu grupo terá mais facilidade em terminar o trabalho. Menos mortes, tempo perdido, gastos com reparos e desentendimentos desnecessários.
Não tente ser um herói.
Finalmente, lembre-se que o Tank não tem de esperar longos minutos numa fila de masmorra, como um Dps. Se você complicar demais as coisas, ele pode perder a paciência com o grupo e entrar novamente na “fila”, que pra eles geralmente não existe. Basta apertar um botão e começar novamente, com um outro grupo, quem sabe mais preparado.
Via Wow Insider