Um novo procedimento pode revolucionar a vida dos gamers: Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte estão observando o estilo dos jogadores de RPGs para tentar prever suas ações.
O objetivo deles é nobre: ajudar os desenvolvedores na criação de novo conteúdo e na tentativa de descobrir quais partes dos jogos os jogadores curtem mais.
Para a experiência, o jogo escolhido foi o World of Warcraft, por causa da quantidade de conteúdo novo lançado a todo momento. E Para chegar aos resultados, eles se basearam na ordem em que 14 mil jogadores de WoW conseguiram os seus achievements. O time de pesquisadores estudou como e quando esses achievements se relacionavam.
O interessante é que eles foram bem sucedidos, já que conseguiram prever as ações futuras a partir das decisões e ações passadas desses 14 mil jogadores, com 80% de acerto.
Bizarro, né?
“Um jogo bom se garante por conta própria. Se você quiser melhorá-lo, precisa ter certeza de que os jogadores vão gostar das mudanças que você fará”, disse o Dr. David L. Roberts, professor-assistente de Ciência da Computação na Universidade da Carolina do Norte e co-autor da pesquisa. “Esse estudo pode mostrar resultados importantes, porque podemos ter uma boa ideia do que os gamers querem, podemos fazer decisões conscientes baseadas nos tipos de história e mecânicas que esses jogadores gostariam de ver no futuro”.