X

Na semana passada um blue post da Blizzard anunciou uma série de nerfs para o conteúdo atual na versão normal quando o 4.2 fosse lançado, para que possa ser acessível a um número maior de jogadores. Imediatamente, começaram as reclamações em fóruns e sites. Aquela velha história de que no WoW não é possível agradar todo mundo, né?

Com a chegada do patch 4.2 as raids 10 e 25 em modo normal vão receber um ajuste para ter sua dificuldade diminuída.
Essas mudanças vão permitir que jogadores, grupos e guildas que não conseguiram ver o conteúdo em Blackwing Descent, Bastion of Twilight e Throne of the the Four Winds tenham a oportunidade de fazê-lo.
Com a chegada de novo tier e armas, queremos que o tier anterior seja mais acessível de várias maneiras, então a gear de item level 359 poderá ser comprado com Justice points no próximo patch.

Mas o ponto importante é que a progressão no World of Warcraft já deixou de ser focada no conteúdo faz muito tempo, mais exatamente no final da Burning Crusade. Naquela época, o status da sua guilda era medido no que ela já havia feito, se ela havia matado Kil’jaeden, Illidan, Archimonde, Lady Vashj ou/e Kael (antes do 3.0). Poucos conseguiam os títulos de Champion of the Naaru e  Hand of A’dal. Ver o conteúdo completo não era para todos.

O momento de transição de modelo foi exatamente no final da Burning Crusade, ali na Isle of Quel’danas, onde com Badges of Justice, você conseguia comprar itens poderosos, que você precisava ter, mesmo se raidasse.

Quando a Wrath of the Lich King chegou,  o conteúdo não era mais tão importante. Entraram em cena os points/emblems/badges com maior poder de compra, podendo ser trocados por tier! O foco passou a ser a gear, no sentido de que quando um novo conteúdo é lançado, todos correm pra ele para poder ter points/emblems suficientes para comprar aquele tier novo, e iam raidar na nova raid para conseguir as outras partes. Enquanto isso, o tier ‘antigo’ entra em promoção nos vendedores, e fica acessível com os pontos obtidos nas heroics.

kelthuzad em naxxramas 60

Kel’thuzad em Naxxramas no nível 60, um boss que poucos viram

E o que isso tudo quer dizer?

Quem raida hoje e faz parte de uma guilda mais equipadinha, com certeza vai  correndo para Firelands assim que sair, e dificilmente vai colocar os pés novamente em Bastion of Twilight ou Blackwing Descent.

É como ver pular no chat da guilda um achievement de instância Heroic. Meio que já passou, mas ainda é uma boa para alguns players. Então, por que não tornar  o conteúdo anterior acessível para os grupos que estão há meses wipando nos 3 primeiros bosses dessas raids, antes que esse conteúdo fique totalmente obsoleto?

É uma chance de conseguir ver o conteúdo completo – que é o que a Blizzard defende desde o fim da Burning Crusade. E mesmo não sendo a raid mais nova, ainda será um desafio maior que as heroics. Nerfs vão acontecer, então melhor que ocorram em conteúdo ‘fora de moda’. Afinal, nerfar no momento de transição é bem diferente de nerfar enquanto o conteúdo é atual.