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Em resposta aos pedidos de nerf nas instâncias, heroics, raids e afins, Ghostcrawler escreveu um post sensacional sobre a dificuldade que enfrentamos. Algumas dicas e sugestões, principalmente para ajudar a encarar o novo conteúdo como um desafio!

“Vimos e ouvimos muitas conversas sobre o desafio que as dungeons heróicas estão impondo no Cataclysm, e até sobre as dungeons normais. Quero tentar expressar nosso ponto de vista sobre o assunto, além de dar algumas sugestões para conseguir sucesso nas empreitadas.

Primeiro, quero dizer que sempre ouvimos os jogadores. Entendemos que alguns não estão se divertindo e que preferem o modelo do Lich King ou algo semelhante. Gostamos muito do feedback e sempre ficamos chateados saber que os jogadores não estão se divertindo. Não estamos ignorando. Nós entendemos. Talvez não estejamos de acordo com todos os pontos apresentados, mas compreendemos o motivo e queremos tentar ajudá-los a entender nosso propósito.

Resumindo, queremos que as heróicas e as raids sejam um desafio. Algo que faz sentido, já que o conteúdo é novo e os personagens seguem conseguindo gear. Conforme o tempo for passando, elas vão ficando mais simples. Queremos que os jogadores abordem um combate como de herói como se fosse um quebra cabeça que precisa ser resolvido. Queremos que os grupos se comuniquem e formem estratégias. Por isso, queremos que as vitórias sejam comemoradas, e não algo esperado.

Por outro lado, não queremos que as dungeons sejam completadas de qualquer jeito. Não queremos que os bosses possam ser derrotados sem você perceber ou saber o que está fazendo. Não queremos que os healers possam compensar erros que os outros membros possam cometer. Mesmo as dungeons sendo maquinas que nos dão gear, queremos que seja preciso mais do que apertar um botão para conseguir seu loot.

Em última instancia, não queremos que os grupos que não tenham um bom nível de gear ou organização tenham sucesso garantido. Se fosse assim, o conteúdo seria fácil demais para os grupos que possuem equips adequados e boa comunicação, cooperação e que tem estratégia.

Não gostamos das heróicas do Lich King nem do início de Naxxramas, que foram feitas com pressa e correndo. Isso fez com que os loots e recompensas não fossem percebidas como merecimento. Além disso, isso fez com que todas as recompensas, exceto aquelas que eram os melhores itens, fossem vistos como algo transitório. Por que decidir entre um determinado enchant ou gema se você não precisa melhorar seu desempenho e o item vai ser substituído rapidamente?

Além disso, estabeleceu-se a expectativa de que todos acabariam conseguindo seus itens best-in-slot. Não eram metas raras ou apreciadas de verdade. As características das classes eram sem utilidade e desinteressantes. Quem precisa de Crowd control quando nada te causa dano? Quem precisa de talento para conservar mana quando você nunca fica sem ela? Quem precisa de um talento de critico se seus heals curam mais que o necessário?

Por último, os encontros, incluindo os bosses, acabaram sendo monótonos por que as mecânicas podiam ser ignoradas. Não importava – aliás, você nem percebia – se o dragão castava magias, silences, ou se jogava uma void zone no chão. Todas as lutas pareciam iguais.

As instâncias heróicas foram desenhadas para ser um desafio e são, até que você ultrapassa o seu nível de equip.

Então, o que fazer se você acha que as heróicas são difíceis? Aqui seguem alguns conselhos e alternativas:

Estratégia e comunicação

Tanks, vocês não podem puxar tudo e dar AoE em todos os grupos em uma heróica (novamente, até que você ultrapasse o nível de gear da heróica). É uma boa ideia usar crowd control pelo menos em um mob, ou até dois. Sempre que existir alguém com habilidade de CC com uma boa duração ou que seja possível renovar, e outro player que tenha habilidades de curta duração como
Algum slow, o grupo não deveria ter problemas. Não temos dungeons parecidas com Heroic Shattered Halls e não são necessários 3 mages para controlar. Os mobs que castam magias que são frágeis, mas dão muito dano são do tipo ideal para serem controlados. Bem como os que curam, ou beneficiam outro mob, além dos que dão debuff no grupo. Você não precisa gastar Crowd control em mobs que não são elite ou nos que morrem rápido. A responsabilidade de marcar os mobs e a ordem geralmente fica por conta do tank, mas outro membro com experiência pode ficar encarregado disso. Se você está dando as ordens, precisa ficar atento à mana do healer. No geral, os healers vão ter mana suficiente para te manter vivo em qualquer encontro, mas é preciso prestar atenção de não ir de um pull pro outro sem deixar ele beber. Os tanks costumam ter uma boa visão do todo e tem experiência em diminuir a quantidade que entra de dano. Geralmente vemos problemas se o tank tem autoconfiança demais (‘eu agüento’) e tentam tankar muitos mobs de uma só vez.

Toda hora jogam a culpa nos DPS por não saber o que está ocorrendo. Você deve entender as mecânicas da luta. Você é um membro da equipe e não um seguidor que pode confiar no que outro player te diga pra fazer. Quais são os feitiços que devo interromper? Quais são as void zones que devem ser evitadas? Quais são os mobs que devo matar rápido? Quando devo ignorar os adds e bater no boss? Se você não sabe, pergunte. Quase todos os grupos preferem esperar uns segundos a wipar por ter se queimado na parede de fogo do Glubtok ou por que você não sabe da mecânica do vento do Altarius.

Os healers parecem entender mais que as heróicas são um desafio e de vez em quando são penalizados quando o resto do grupo não entende isso. Se você sente que só pode castar sua magia de cura eficiente ou você vai ficar sem mana, então tem algo errado na luta. Da mesma forma, se você acha que só deve castar suas curas ineficientes então seu grupo está ignorando as mecânicas da luta ou seu nível de gear está abaixo do necessário. No geral os encontros de bosses nas dungeons de cinco jogadores não deveriam durar mais de dois minutos, com exceção dos últimos bosses de Deadmines. Se sua mana acabou por que as lutas demoraram demais, o problema é a falta de dps ou até o tank do grupo. A gear também faz uma diferença enorme para os healers, o que leva ao ponto seguinte;

A todos, sem importar o papel que desempenham, sugiro que façam as dungeons normais até que se sintam mais confortáveis com cada luta. Essas são mais rápidas, e tem menos penalidade se algum erro for cometido, além de dar um pouco de reputação, cloth e material de enchant. Como bônus, é provável que você deixe seu grupo feliz se você já tem equip para heróicas e está ajudando em uma dungeon normal

Progredindo

Se você percebe que não está avançando e que literalmente você direto em lutas contra os trashs. Talvez seja a hora de analisar sua gear. O requisito do Dungeon Finder deve ser considerado como mínimo, e ele não leva em conta gemas, enchants nem se a peça é adequada para sua classe/spec. Assumimos que um player que está em uma heróica tem muitos itens 333 de Twilight Highlands, dungeons normais ou dos vendedores de reputação. Talvez alguns desses itens 333 estão misturados com algumas recompensas verdes de quis de nível 318, mas compensado com outras peças de nível 346. Se você acabou as quests de Hyjal, é possível que seu char já seja revered com os guardiões de Hyjal, tendo acesso aos itens 346. Fazer quests pode parecer que só ajuda a subir até Honored com as outras reputações, mas isso é possível retificar fazendo as quests diárias além da tabard (não se esqueça da reputação de Tol Barad), Existem itens bons que podem ser craftados. Não, as armas não são roxas, mas se você prestar atenção nos stats, são bastante competitivos.

O objetivo do requisito de ‘item level’ é somente para não deixar entrar jogadores que não tem ideia do que significa o conteúdo apropriado para eles. Sabemos que você pode burlar o sistema pegando itens de PvP ou guardando item de offspec na bag. Parabéns, você é muito esperto. Se você é suficientemente sofisticado para burlar o requisito de item level, deve ser suficientemente sofisticado para saber se você consegue lidar com o conteúdo.

Não seja pão duro e coloque gemas, enchants e reforge. Não espere os épicos. Mesmo que não sejam os enchants e gemas mais caras. O equip importa e muito. Aumenta o dps, a sobrevivência e a manutenção da mana. Os healers que tem entre 1750-1800 de Spirit vão perceber que podem agüentar mais antes de ficar sem mana. Consiga enchants, gemas, reforge para conseguir muito Spirit. Da mesma forma, os DPS que não usam reforge de hit, vão ter problemas. Os novos flasks do Cataclysm têm um custo muito alto, mas os do Lich King não são caros. Também existem elixires e comidas que podem ser utilizadas. Os arqueólogos podem desbloquear pequenos bônus nas novas dungeons.

Além disso, quando o patch 4.1 chegar, você vai ter acesso a uma gear mais poderosa, que vai permitir que você volte e faça o conteúdo que talvez não tenha conseguido fazer na época. Nesse momento, os Justice Points vão dar épicos e as heróicas serão bem mais fáceis. Os jogadores que possuem gear de raid estarão completando o conteúdo outra vez. Você também chegará lá. No Lich King, os patches de conteúdo acabavam invalidando por completo o tier anterior. Não queremos que os jogadores pensem que precisam fazer Naxxramas quando Icecrown Citadel estiver disponível, mas por outro lado, foi muito ruim acabar com Ulduar quando apareceu ToC.

LF3M 9600 GS

Adoro o dungeon finder. Trabalhei muito nele. Serve muito para encontrar grupo. Não garante um ótimo grupo. Foi uma melhoria que evitou o spam no trade procurando um tank para seu grupo de três rogues. Mas sempre será arriscado juntar um grupo de cinco estranhos e pedir que eles consigam vencer o desafio de um conteúdo que talvez nem todos conheçam.

World of Warcraft tem muito conteúdo pra quem quer jogar sozinho. Porem, queremos que as dungeons sejam uma experiência em grupo. Consideramos o jogo mais divertido quando estamos com amigos, e por isso temos nos esforçado tanto para que sejam uma irmandade no Cataclysm. Fazer dungeons difíceis com amigos é realmente uma experiência melhor. A comunicação é mais confortável e no geral, todos agüentam mais erros de conhecidos. Você conhece as qualidades, as fraquezas e as características dos jogadores que você já está acostumado a jogar regularmente. Também tem menos problema de loot. As “pugs” também tem seu lugar (não me interprete mal) mas não queremos sacrificar a diversão e o desafio das dungeons para os grupos organizados em troca de que o conteúdo seja conquistado por qualquer grupo aleatório. Faz sentido?

Fiz muitos “pugs” no Cataclysm, assim como todos os designers. Queremos saber o que os jogadores estão vivendo. Os pugs Heroics são muito mais difíceis do que as Heróicas com conhecidos, mas não são impossíveis. Se as coisas começam a dar errado, talvez seja legal parar para analisar o problema antes de sair do grupo. Realmente fico com pena dos players que se juntam ao grupo na cara do Rajh com muitas caveirinhas de jogadores no chão espalhadas e não comentam nada sobre o assunto e logo depois o tank sai do grupo na primeira tentativa. Isso não é divertido para ninguém e não vai ser produtivo também. Isto não é Scholomance original ou Arcatraz, que podiam durar até 4 horas por respawn de mobs. Tentar coordenar o ataque no Rajh provavelmente vai ser mais rápido do que sair do grupo e entrar novamente na fila.

Erros?

Percebemos alguns posts que sugerem que somos muito orgulhosos para admitir nossos próprios erros. Achei isso estranho, já que fazemos isso o tempo todo. Exemplo: O 10x honor de Tol Barad foi revertido rapidamente. Foi um erro. Outro exemplo: Heroic Strike é um golpe muito forte para os warriors. Foi um erro. Outro exemplo: As heróicas do Lich King e Naxxramas eram fáceis demais e deu a ideia que os épicos eram fáceis e freqüentes. Foi outro erro. Não vemos este equilíbrio das dungeons e raids do Cataclysm como um erro.

Porém, posso citar três coisas relacionadas à dificuldade das dungeons que podem ser melhoradas. Nós somos muito exigentes com nossa própria crítica e analisamos arduamente nossas próprias decisões.

Uma das coisas é que o item level é necessário, mas não é uma barreira suficientemente alta a ser ultrapassada para utilizar o dungeon finder para heróicas. Também deveríamos garantir que os jogadores completassem o conteúdo em normal. Talvez deveríamos ter feito algo no estilo de Burning Crusade. Talvez devêssemos ter feito o item level mais indulgente se você está em grupo organizado e mais estrito se você estiver em Pug. Adoraríamos incorporar (e já temos plano em longo prazo) métodos melhores e mais aprimorados para detectar se você sabe o que está fazendo além do equip que você possui. Somente precisávamos ter explicado de forma mais clara que as heróicas são um destino e não o primeiro passo.

Em segundo lugar, existe uma quantidade limitada de dungeons normais de nível 85. Para um jogador 85 que ainda não está pronto para fazer heróicas, mas que quer fazer normais, pode acabar enjoando. Talvez outra forma de contornar isso, seria fazer heróicas intermediárias e outras mais difíceis. Também cogitamos a ideia de ter três níveis de dificuldade, mas isso adiciona um nível extra de conteúdo a desenvolver.

Terceiro. O jogo poderia fazer um trabalho melhor ao indicar ao grupo o motivo do wipe, para que a culpa não caia sempre nas costas do Healer. Falamos muito sobre ‘não fique no fogo’, mas também é importante a quantidade de bosses que invocam adds que devem ser agrupados e/ou mortos rapidamente ou, em outros casos, ignorados. Também estamos pedindo muito aos DPS e tanks nessas situações, mas isso só se aprende tentando.

Entendemos que alguns healers estão frustrados e se sentem derrotados. Isso é triste. Mas o grau que isso atingiu nos fóruns, pelo menos neste instante, está exagerado. Também sabemos que muitos jogadores gostaram das mudanças e acham que está mais divertido curar. Ambos os lados precisam parar de pressionar o outro lado com reclamações no sentido de que ‘a maioria dos players’ concorda com eles.

Não devemos provocar os outros, e sim, explicar seu ponto de vista de forma articulada, se destacando. Estamos revisando tudo. Alguns bosses causam mais wipes que outros, como Commander Springvale, Beauty, Altairus, e Admiral Ripsnarl. Os druidas resto tiveram alguns pontos melhorados para que continuem competitivos nas raids. Com o tempo vamos diminuir sim a dificuldade do conteúdo, por que os jogadores que já completavam esse conteúdo vão ter superado o mesmo, sendo assim vamos abri-lo para uma gama maior de jogadores.

De qualquer forma queremos garantir que todos estão se divertindo e aproveitando seu tempo no jogo. Espero que este artigo esclareça as coisas. E queremos deixar claro que lemos os comentários dos players sempre. Obrigado a todos que colocam críticas construtivas e colocam suas experiências do jogo.

Ghostcrawler