A apresentação mostrou toda a parte técnica de como foi feita a cinematic, desde os detalhes de criação até os conceitos que realmente precisavam sers apresentados.
Muitas coisas precisavam ser definidas: O que seria destruído pelo voo do Cataclysm e como? Darkshore? Orgrimmar? Chuva de fogo em Thunder Bluff? Até pensaram em atear fogo na world tree.
Quais raças seriam focadas nesse desastre? Apesar de ser uma história sobre o Deathwing, as novas raças precisavam ser introduzidas e as imagens.
Outra questão era como seria a aparência do Deathwing. Ele devia ser mau, agressivo. E teria que ser parecido com Sindragosa, para manter o ‘dna’.
Na foto da cabeça, que foi o conceito de arte utilizado, ele mostra atitude e agressividade. Era o que precisavam, mas ainda faltava algo para diferenciá-lo dos outros dragões. Foram realizadas alterações, colocando armaduras em seu rosto, até que ele realmente ficasse apavorante!
Um dos designers destacou a importância de inserir elementos que nós players estamos acostumados a ver in-game todos os dias, como a destruição da ponte de Darkshore e a represa de Loch Modhan, que foi ‘filmada’ de planos bem diferentes dos quais estamos acostumados a ver.
A tomada de Thousand Needles teve um trabalho especial. Para isso, foi estudado de onde a onda viria e como atingiria a região. Depois de muito trabalho com as texturas, a tomada realmente ficou perfeita. Queriam mais uma onda gigante, e assim foi feito em Booty Bay.
Para a Worgen custscene foram usados movimentos reais para simular as ações das novas raças. Para matar a curiosidade de todos, não existe plano de fazer uma cinematic da batalha de Gilneas como foi realizado no WrathGate. Não descartaram as possibilidades de fazer depois, mas por enquanto, somente estão trabalhando com essas duas.