Bal’a dash aventureiros de Azeroth!
Mais uma vez eu estou por aqui para lhes trazer informações sobre o mundo do WarCraft. Mas dessa vez não tem a ver com o Lore, nem com o WoW especificamente… Não, dessa vez eu estou aqui para falar do TCG!
Isso mesmo, eu vou fazer um breve tutorial dividido em dois posts ensinando a todos como jogar. Para começar vocês encontrarão um demo do jogo aqui.
Nesse primeiro post eu vou falar sobre as zonas do jogo e os diferentes tipos de cartas, e ainda essa semana eu devo trazer o segundo explicando efetivamente como jogar. Aqueles familiarizados com o MTG – Magic The Gathering não irão encontrar nenhuma dificuldade, já que as mecânicas do jogo são praticamente idênticas.
A primeira quest que você deve completar é aprender sobre as diferentes zonas nas quais as cartas vão. Essas zonas são, como mostradas no demo, as seguintes:
Cemitério (Vermelho) – Aqui vão as cartas que não serão mais usadas ao longo do jogo.
Mão (Verde) – Como o nome sugere, essas são as cartas que ficam na sua mão, elas ainda não estão em jogo, mas representam as possibilidades que você tem para jogar.
Removidas de jogo (Roxo) – Aqui é para onde as cartas que são removidas do jogo vão. Mas por que existe essa zona se já existe o cemitério? Diferentes mecânicas do jogo interagem com o cemitério e com as cartas fora de jogo. Na prática uma carta fora de jogo não existe mais no jogo, enquanto as do cemitério ainda existem, só não serão mais usadas.
Deck (Amarelo) – Não há segredo, aqui é onde fica o seu baralho (deck em inglês), de onde você compra cartas.
Carta do Herói (Cinza) – Não é exatamente uma zona, é onde fica a carta do seu Herói (falaremos mais sobre ele depois).
Zona do jogo (Alaranjado) – Essa zona é dividida em três camadas (Rows). A primeira de cima para baixo é a dos aliados (não deve ser confundido com membros da Aliança). Logo em seguida vem a do Herói, que é onde irão ficar os seus itens e equipamentos. E por ultimo a dos recursos.
Pilha (Azul) – Essa zona é fictícia e o propósito dela será explicado no próximo post.
As próximas quests são para aprender sobre os diversos tipos de cartas, começando pelo seu Herói. Ele começa em jogo desde o começo, e representa o seu personagem durante a partida. Mostrarei agora as particularidades das cartas de heróis:
Vida (Health) – Localizada no canto inferior direito, essa é a quantia máxima de dano que o seu herói pode levar antes de ser destruído. Recomenda-se que utilize algo para manter o controle de quanto dano o herói já levou para não se perder. Esse dano é permanente a menos que seja curado. Não acho que seja importante dizer que caso o seu herói seja destruído você perde o jogo.
Características (Traits) – São os ícones nos cantos superiores que representam que tipo de cartas você pode ter em seu deck. A sua facção fica na esquerda e a classe na direita. Você somente poderá ter no deck aliados (allys) da sua facção e habilidades (abilitys) da sua classe. Mas existem diversas exceções a essa regra.
Tipo – Nessa linha você irá encontrar informações adicionais sobre o seu herói, como a sua raça, especialização e profissões (além da classe aparecer aqui novamente). Geralmente essas informações não possuem qualquer efeito em jogo, mas algumas cartas serão afetadas por elas.
Efeito – Todos os heróis possuem um efeito que pode ser utilizado uma vez por jogo. Para fazer esse efeito você deve cumprir todos os requisitos apontados antes da flecha e então vira-lo para baixo (flip), o efeito é o que se segue após a flecha. Diferente das demais cartas, as cartas de Herói possuem imagem dos dois lados, mas o verso dela não possui mais o efeito.
A seguir você deve completar a quest de aprender sobre os aliados (correspondentes às criaturas no Magic). No começo do jogo sua party contém apenas o Herói, mas ao decorrer da partida você poderá chamar aliados da facção do seu herói para o campo (existem heróis neutros que podem ser jogados por heróis de ambas as facções, como por exemplo os pets). Os aliados podem atacar heróis e aliados dos seus oponentes além de poderem possuir efeitos e keywords (habilidades) em sua caixa de texto. Então vamos ver as partes das cartas de aliados:
Custo – Localizado no canto superior esquerdo, essa é a quantia de recursos que você precisa pagar para baixar o aliado de sua mão para o campo.
Ataque (ATK) – Localizado no canto inferior esquerdo, é a quantidade de dano que o aliado causa em combate, bem como o tipo deste dano.
Vida (Health) – Localizada no canto inferior direito, é a quantidade máxima de dano que o aliado pode levar antes de ser destruído. Assim como no caso do herói o dano é permanente a menos que seja curado.
Habilidade – A caixa de texto das cartas de aliado contém todos os efeitos e habilidades que ele possui. Sempre que aparecer um numero em um circulo preto isso significa que é preciso pagar aquela quantia de recursos.
Depois disso, você deve cumprir a quest sobre os recursos (semelhantes às manas do Magic). Entre eles estão os locais e as quests. Você precisa pagar recursos para jogar as cartas de sua mão e para utilizar muitos dos efeitos das suas cartas em jogo, então vamos ver como eles funcionam:
Você pode baixar qualquer carta de sua mão virada para baixo na camada dos recursos. A partir de então até o final do jogo ela será um recurso (pode ocorrer de um recurso seu ir parar no cemitério, nesse caso ele deixa de ser um recurso).
Além disso existem 2 tipos de cartas que só servem para serem usadas como recursos, as quests e os locais (no demo aparece apenas as quests por que os locais ainda não haviam sido implementados no jogo). Ambos os tipos de cartas são baixas viradas para cima na camada de recursos e podem ser pagos normalmente como se fossem recursos normais. No caso das quests é possível completá-las para obter algum beneficio (geralmente comprar cartas), depois de ter completado uma quest ela é virada para baixo se tornando um recurso comum pelo restante do jogo. Quanto aos locais existem diversos sub-tipos então você terá que procurar pelas regras de cada um deles, por hora basta vocês saberem que você só pode ter um local em jogo virado para cima.
Os recursos servem para pagar pelas cartas e habilidades que você utiliza ao longo do jogo. Para fazer isso você deve virar (exaust) o numero de recursos indicado na carta que está a utilizar, mas não se preocupe, você não irá perder esses recursos, eles serão desvirados (ready) depois e você poderá voltar a usá-los.
OBS: É importante notar que você pode pagar a própria quest que pretende completar para pagar o seu custo.
Logo em seguida vem a quest na qual você aprenderá sobre as cartas de habilidade do seu herói (correspondentes aos feitiços, mágicas instantâneas e encantamentos no Magic). Para jogar uma carta de habilidade você precisa pagar o custo de recursos mostrado no canto superior esquerdo da carta, e então cumprir com o efeito enunciado na caixa de texto. Você só pode jogar habilidades que pertençam à classe do seu herói (existem exceções a essa regra).
Além disso existem 3 tipos principais de habilidades, as básicas, as instantâneas e as “ongoing”. As básicas são aquelas que não pertencem a nenhum dos outros dois tipos, elas são jogadas na pilha, cumprem o seu efeito e então vão para o cemitério. As instantâneas (instant) são habilidades que podem ser jogadas a qualquer momento, inclusive em resposta a outras habilidades ou ações realizadas pelas cartas que estão em campo, e assim como as habilidades básicas elas vão para o cemitério uma vez que tenham sido resolvidas. E por último existem as habilidades “ongoing” (correspondentes aos encantamentos no Magic) que são habilidades que ficam em campo até serem destruídas, e muitas delas possuem a palavra “attach” em sua caixa de texto, isso quer dizer que quando você jogar ela você deve ligar ela a alguma carta especificada no texto, nesses casos pode acontecer da carta ao qual a habilidade está ligada ser destruída ou removida de jogo, se isso ocorrer então a habilidade irá para o cemitério do seu dono.
Depois vêm as últimas quests completadas nesse post, as dos equipamentos e itens. Os equipamentos podem ser divididos em armas e armaduras, e ambos possuem regras ligeiramente diferentes, então vou explicar eles separadamente:
Armas – As armas possuem um custo de recursos para serem baixas localizado no canto superior esquerdo, bem como um custo de ataque (strike cost) localizado no canto inferior direito. As armas possuem uma coluna no lado direito da imagem mostrando quais classes podem equipá-las. As armas entram em jogo no row do seu herói, pois apenas ele pode equipá-las (não, os seus aliados não usam cartas de armas, pois o ataque deles já considera que eles estejam armados). Explicarei mais sobre o funcionamento das armas no próximo post quando falar do combate, mas por hora basta saber que quando atacar com uma arma o seu herói possuirá um valor de ATK igual ao mostrado no canto inferior esquerdo da carta, bem como o seu tipo de dano.
Armaduras – Semelhantes às armas, as armaduras possuem um custo de recursos para serem baixadas indicado no canto superior esquerdo e uma coluna no lado direito da imagem mostrando quais classes podem equipá-las. Assim como as armas elas entrão em jogo no row do herói e são equipadas apenas por ele. Mas diferente das armas as armaduras não possuem um custo para serem usadas, apenas um valor de defesa (DEF) indicado no canto inferior direito. Assim como no caso das armas, explicarei as armaduras melhor no próximo post quando falar do combate, mas por hora basta saber que esse valor de DEF da armadura indica a quantidade de dano que será prevenida quando o seu herói usá-la.
Itens – Quanto a esses não há segredo, eles possuem um custo para serem baixados indicado no canto superior esquerdo, uma coluna no lado direito da imagem mostrando quais classes podem utilizá-los e uma caixa de texto contendo os seus efeitos. Eles ficam em campo no row do herói quando baixados até que sejam destruídos.
Tem só mais uma coisa que vocês devem saber para poder jogar, algumas cartas possuem um tipo seguido de um número entre parênteses em sua linha de tipo. Isso significa que você pode ter no máximo aquele numero indicado de cartas deste tipo, e caso por algum motivo ultrapasse-o, deverá destruir (mandar para o cemitério) cartas até que esteja dentro do limite permitido. É importante deixar claro que você pode escolher quais delas serão mantidas e quais serão destruídas.
PS: Existe um outro tipo de carta não abordada no demo, as montarias que surgiram recentemente, mas uma vez que se tenha aprendido as mecânicas básicas do jogo elas são bastante simples de serem compreendidas, então também não as explanarei.
Com essas quests completadas você já sabe quais são as zonas do jogo e os diversos tipos de cartas que o compõe, bem como as mecânicas de seu funcionamento.
No meu próximo post (que como eu disse lá em cima, deve sair ainda essa semana) eu irei explicar como se joga.
Al diel shala.