Post convidado enviado por Damia
O closed beta do cataclysm já está em andamento há várias semanas, com grandes mudanças sendo anunciadas diariamente, é compreensível que algumas pessoas possam ter pensamentos contraditórios sobre o futuro da expansão. Em termos de conteúdo, Cataclysm será a maior coisa que a blizzard irá lançar desde o lançamento mundial do World of Warcraft Classic. Cada zona em Azeroth está passando por uma reformulação, a experiência de passar entre os levels 1 ao 60 está sendo refeita, e haverá duas novas raças, e toneladas de novos lugares para explorar. Voce provavelmente terá que liberar uma boa quantidade de espaço no seu HD (Hard Drive), porque o Cataclysm será realmente grande.
Mas todas essas mudanças são positivas? Será que toda a experiência que nós todos tivemos que conhecer e aprender a gostar realmente precisa ser remodelada em algo novo? Há uma grande quantidade de pessoas que estão perfeitamente satisfeitas com a sua experiência atual jogando World of Warcraft, mas há muitas pessoas que não estão. Nenhum aspecto do WOW tem enfrentado tantas críticas e análises quanto o PVP, sendo assim como os responsáveis pelo PVP do WOW vão parar a chuva de lágrimas que tem caído sobre eles desde o lançamento do jogo?
Primeiramente, vamos NERFAR o Mortal Strike …
No cenário atual do Beta do Cataclysm, todas as habilidades que anteriormente reduziam o Heal no target em mais de 25% foram alteradas, terá a redução máxima de 25%. Sendo assim, Mortal Strike, Wound Poison e Aimed Sot agora vão aplicar apenas 25% de redução no heal, ao contrário dos 50% que temos hoje.
Isto pode significar uma de duas coisas: ou a Blizzard espera que os danos devem ser substancialmente maior do que no Wrath of the Lich King e acredita que os healers vão precisar de toda ajuda possível ou a Blizzard quer diminuir gradativamente os jogos de arena, aumentando o Heal.
Nesse ponto, é muito difícil dizer se isso será uma coisa boa. Stats ainda não foram finalizados no beta (como armor penetration e spirit serão removidos do Cataclysm, mas ainda existem no beta). As árvores de talentos com 31 pontos estão ainda em fase de modificações e não há absolutamente nenhuma maneira de dizer o quanto de damage uma pessoa vai ser capaz de fazer no level 85 com o primeiro Tier.
… e então vamos dar ao RMP alguns esteróides …
Neste momento todos os indicadores apontam para Rogue/Mage/Priest sendo a composição mais forte na Season 9. No Cataclysm eles ganharão ainda mais pressão ofensiva e mais habilidades de Crowd Control do que eles já tem. Mages ganharão Bloodlust, com o nerf do Mortal Strike e Wound Poison (significando que Rogues não mais irão usar Wound Poison, afim de ganhar mais poder ofensivo). Rogues receberão mais damage e Line of Sights portáteis (Fumaça FTW), e Priest receberão mais poder de Healing e absorve.
Embora alguns dos aspectos que tornam esta comp tão IMBA na versão 4.0, não o veremos até o lançamento da expansão. A maioria das mudanças que fará o RMP ser tão apelativo, não será modificado até que a Blizzard perceba o grande erro que cometeu.
… adicionar RATINGS para Battlegrounds …
No que diz respeito aos ratings para Battlegrounds, não foram divulgadas muitas informações sobre como eles serão no Cataclysm. Tudo o que sabemos até agora é que os Rewards de Battlegrounds serão os mesmos obtidos através de Arena, e a Blizzard quer muito, mais muito que você goste de Battlegrounds com Rate. Praticamente todo post no fórum beta do Cataclysm pergunta sobre como os buffs atuais pro RMP vão afetar as Arenas, e a resposta é algo parecido com isso:
“Para todos, que estão perguntando sobre a composição de Arena RMP (Rogue/Mage/Priest), eu realmente acho que vocês encontrarão mais preocupações de equilíbrio no que se refere a Battlegrounds. Ainda existirá jogadores que jogam Arena é claro, mas um monte de jogadores que fazem Arena vão mudar para Battlegrounds com Rate”.
Arena é uma parte muito importante da experiência de muitas pessoas no World of Warcraft, assim seria possível presumir que a migração de jogadores para os novos Battlegrounds com Rate seria motivo de alguma preocupação para a Blizzard. No entanto, a Blizzard parece estar colocando tanta fé no potencial desses novos Battlegrounds que não aparenta ligar para este problema.
… e resolver todos os problemas fazendo todo mundo ser TANK.
Por causa da remoção da maioria dos Stats que todos nós estamos habituados a ver no cotidiano de World of Warcraft, a Stamina foi aumentada substancialmente em todos os itens. Com menos preocupações com Stats para preencher, ter muita Stamina nos itens é praticamente uma obrigação por causa dos novos itens. Isto significa que no level 85, com gears de PVP epico, os jogadores provavelmente terão algo em torno de 100k de HP. Lembram-se daquele Lava Burst de 10k Crit que você tirou printscreen e enviou pra todos os seus amigos? Para ter a mesma relevância no Cataclysm, o lava burst terá que critar em torno de 33k de dano.
Estamos ainda nas primeiras semanas do beta, no entanto, ainda não há qualquer indicio que jogadores no level 85 serão capazes de fazer a ARTE em questão, e não é muito provável que os jogadores serão realmente capaz de causar algo em torno de 33 mil em alguém. Nós podemos suspeitar que as Arenas e Battlegrounds possam retroceder de volta ao Burning Crusade onde Warlock SL/SL era praticamente Imortal. Também podemos ver um ambiente de World PvP onde não será possível matar alguém. Se isso vai ser uma coisa boa ou não caberá à interpretação individual.
Cataclysm ainda está muito, mais muito longe, nos estamos sendo provocados por esses novos conceitos da Blizzard, e tudo o que podemos fazer, entretanto, é analisar e prever. Sendo assim é interessante dar uma olhada no que p PVP pode se tornar com as mudanças na atual versão beta, e é muito provável que veremos uma imagem completamente diferente do PVP do Cataclysm do que apresentei pra vocês hoje.