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Continuando com as raids da Burning Crusade, chegou a vez de Gruul’s Lair. O primeiro post, pra quem perdeu, foi sobre Karazhan, onde enfrentamos Prince e seus asseclas. Post escrito em conjunto com o Rasp : )


Gruul’s Lair era o caminho natural para as guildas que estavam começando a trilhar seu caminho das raids! Ali players encontravam mais duas peças do *desejado* Tier 4. Então, vamos voltar para Blade’s Edge Mountains, onde fica o cafofo de Gruul the Dragonkiller.

Era uma raid bem curta, apenas dois bosses e no máximo uns 6 pulls, além do Tier 4, os players iam em busca de outros itens bons e importantes para o próximo passo dos players no PvE da BC. Na época não existia gearscore, então todo mundo conhecia os itens bons pelo nome e quem tinha trinkets como Dragonspine Trophy ou Eye of Gruul tinha um certo status.

Os pulls do início eram simples, existiam dois tipos de Mobs o Gronn-Priest que era um Priest e o Lair Brute, não havia certeza qual deles viria primeiro, já que eles faziam rondas em alguns lugares e nunca estavam na posição/ordem certa.

A quantidade de Lair Brute determinava o nível da cilada Bino, já que este devia ser tankado bem longe da raid, senão ele dava charge no alvo mais próximo e acaba matando a raid inteira, ou seja, sempre tinha um infeliz (cof,cof) que queria ser o certo da raid e acabava levando Charge. O Gronn-Priest era mais tranqüilo, já que ele tentava se healar com Renews e Heals, apenas deveria ser cortado e dispellado, o grande problema era quando esses dois mobs vinham juntos, tínhamos que dividir o DPS ou foca-lo em apenas um mob. Geralmente o Priest healava o Brute, o que tornava os mobs, uma grande perda de tempo, já que mesmo a guilda sendo forte, bastava uma falta de atenção pra estragar tudo.

Pra começar a diversão, o mapinha do posicionamento na luta do Maulgar:


High King Maulgar

Esse boss era o primeiro desafio de verdade que as guildas enfrentavam, já que ele não vinha sozinho, trazia quatro amiguxos: Kiggler the Crazed (Shaman), Blindeye the Seer (Priest), Olm the Summoner (Warlock) e Krosh Firehand (Mage), ou seja, era necessário um belo trabalho de equipe e muitos tanks pra segurar isso tudo. Para o Priest, Rogues e Shamans Enhancement eram suficientes, já que este batia muito pouco e o maior problema era os heals constantes. No Warlock havia a necessidade de dois tanks de verdade, já que este vira e mexe usava Death Coil em um dos tanks, nessa hora o outro tinha que assumir (detalhe para o Fel Hunter dele que deveria ser tankado junto) para o Shaman os Hunters davam conta e para o Krosh Firehand (Mage), somente o Mage poderia tankar.
O tank mais complicado e o que poderia causar wipe era o Mage. Não só por que era difícil de tankar, mas por que era difícil você ter um mage equipado com a gear apropriada: muuuuita stamina, e com dedo suficiente – Oh wait! Isso é difícil de achar até hoje.

Mas então, geralmente era o mage que fazia o pull. Ele puxava o boss e mantinha uma distância de umas 25yd. Krosh começava a usar Blast Wave loucamente, que além de deixar Dazed ainda dava um dano absurdo, fora isso o mage tinha que roubar (Spellsteal) uma espécie de Mana Shield do Krosh que reduzia 75% do dano, este soltava Fireballs de aproximadamente 8.500~9500 de dano, o que na época era absurdamente forte pra um mage, fora o DoT da mesma spell, então Shield reduzia esse dano para algo em torno de 2000 de dano, facilmente healavel, o problema era manter esse shield up, ele durava em torno de uns 20 segundos e havia um adendo, o boss não soltava outro shield enquanto o primeiro não acabasse, isso criava um intervalo fatídico de uns 2~3 segundos que poderia ser fatal, mages inexperientes morriam nessa parte. Tinha uma macro que com 3 segundos pra acabar o Shield já preparava o healer para o pior, facilitando o trabalho. Usar Mana Shield e Fire Ward segurava bem o dano, Mage Armor não funcionava.

Ou seja, quando tudo depende basicamente de UM player, a coisa complica, não é? Mas outros players também eram importantes: Healer do Mage Tank, Tank do Maulgar, Tank do Warlock, de resto a luta era bem simples.

A ordem para a morte dos adds era a seguinte: Priest -> Warlock -> Shaman -> Mage, neste último, somente os Ranged podiam bater, os melees iam direto pro Maulgar e, falando nele, após todos adds morrerem, a luta se tornava praticamente um tank e spank Nos seus 50% de life, Maulgar saía girando pela sala num Whirlwind e de vez em quando dava Charge em alguém, a parte mais difícil da luta era os adds, se a guilda sobrevivesse ao Whirlwind (que agora depende apenas de heals pra sobreviver) a luta estava ganha e poderia dar pulls nos Priests e Brutes que guardavam a sala do boss final.

Gruul the Dragonkiller

O Gruul dava medo, muito medo. Aquele tamanho todo dele era imponente, aliás, como será que ele foi parar lá dentro? e mais medonho ainda era que se você desse close na cara dele, via os pingos de baba caindo. Nojentão. Ele batia forte pra caramba no tank, o heal tinha que ser intenso, fora o fato dele poder matar a raid rapidamente com seu Shatter, uma espécie de Stomp que bagunçava a posição da raid…

Na luta, a raid se dividia em torno da sala, de maneira que todos formassem um círculo em volta do Gruul, com uma certa distância um do outro, tinha que ter um off-tank só pra levar os Hurtful Strikes, que causavam absurdos – pra época – 12~13k dano em plate. Os melees ficavam atrás do boss, durante a luta o Gruul se buffava aumentando seu tamanho e dano, o que fazia a luta ser em partes, uma corrida de DPS, já que se ele crescesse muito, podia wipar por que não ia matar mesmo.

Em certos momentos, ele usava aquela espécie de stomp, que jogava você pra um lado qualquer, às vezes (na maioria) você caía perto de outros players e tinha que sair de perto deles imediatamente, senão o dano que o Shatter causava, te matava. O esquema era simples. Quanto mais perto do outro player você estivesse, mais dano você levava. Se estivesse com mais de 20 yd de distância, não levava dano. Se desse tudo certo, você levaria de 1~2k e pronto, só que sempre, sempre, SEMPRE, tinha alguém (cof, cof)² que se matava ou levava uns dois players juntos. Aí você levava aquelas pedras na cabeça e não conseguia andar rápido pra parar de levar dano. E morria lentamente ao som do esporro do Raid leader no ventrilo.

Existia uma lenda de um safe spot, eu pude algumas vezes presenciar esse lugar que ficava bem no canto ao lado direito do Gruul, mas me prejudicava no meu range, então alguns Hunters faziam a festa lá, mas era um local exato e muitas vezes difícil de ser achado, era tipo um morrinho.
O maior problema desse boss, era sempre aquele cone que se movia pra perto de algum healer e até mesmo perto do tank.

Divertido era ver os melees e hunters disputando no tapa o Dragonspine Trophy, lembro também que do Gruul dropava a Bloodmaw Magus-Blade, que era idêntica a adaga do Prince, que era bem difícil de dropar.


Tela de Login de Gruul’s Lair