Todos já viram nos principais sites do assunto, posts sobre as mudanças que estão por vir no Cataclysm. Resumindo tudo, ficaria algo assim:
O que muda
Stamina – Devido ao novo modo que o Strength, Agility, e Intellect serão tratados, os players que não são plate terão mais stamina do que antes. As health pools serão mais próximas entre os plate e as outras classes.
Spirit – No Cataclysm, essa stat só vai aparecer na gear de healing. Caster que não sejam healers terão outras fontes e outros mecanismos para regenerar mana. Soluções específicas visando os Elemental shamans e os Balance druids estão a caminho, já que eles sempre dividem gear com healers. Raid buffs que hoje aumentam o Spirit (como Blessing of Kings) vão apenas buffar Stamina, Strength, Agility, e Intellect. Vamos, inclusive, mudar de novo o regen de mana (a tal regra dos 5 segundos) e outros aspectos do atual sistema de mana regen.
Intellect – Intellect vai garantir buff de Spell Power, mas vai garantir menos mana do que atualmente.
Haste – Haste será mais atrativo para classes meele pois irá aumentar o regen de Energy ou Runes por exemplo. A intenção de Haste é permitir que o player use mais skills em menos tempo.
Block Rating – Block está sendo redesenhado para escalar melhor. Ataques bloqueados vão causar apenas 30% a menos de dano. Block rating também vai aumentar a chance de você bloquear os ataques, porém a chance de bloqueio será menos frequente do que hoje.
Parry – Parry não vai mais reduzir o dano em 100%. Em vez disso, quando um ataque for evitado, o próximo ataque causará 50% de dano a menos (assumindo que ele vai acertar). Ou seja, Dodge dá a chance de redução de 100% dano de um ataque, Parry vai diminuir em 50% dos próximos 2 ataques, e Block vai dimunuir em 30% o dano de um ataque.
Mastery – É uma nova stat que vai permitir que os players se especializem de acordo com sua talent tree. É diretamente ligado nos talentos então, o benefício obtido nessa stat é totalmente dependente da sua classe e talentos. Mais detalhes serão dados no futuro.
Armor – A mecânica do Armor não vai mudar, mas o Status Armor será balanceado no Cataclysm. Sendo assim o bonus de armadura será global. Vamos balancear o Armor oferecido pelos itens de forma que a Plate não sejá mais tão superior a Mail, Leather e Cloth.
Resilience – Afetará apenas o dano feito por jogadores e seus Críticos. Não vai mais diminuir a chance de critical, mana drains, ou efeitos do gênero.
O que será removido dos itens
Attack Power – esta stat não vai mais aparecer como valor fixo, apesar de acabar aparecendo em algum processo. Strength e Agility, que estarão nos itens, vão garantir um certo valor de Attack Power (geralmente 2 Attack Power por ponto de Strength o Agility) dependendo da classe. Agility vai dar menos Crit do que dá hoje.
Spell Power – Spell Power é outra stat que não vai existir na maioria dos itens. Como dito acima, Intellect vai garantir Spell Power. A unica exceção será para as armas de casters, que ainda terão Spell Power. Com isso será garantido que os casters terão armas proporcionalmente tão poderosas como as dos melees.
Armor Penetration – Essa stat vai sumir dos itens, porém, ainda vai existir em talentos e habilidades.
Shield Block Value – Essa stat vai sumir dos itens, já que o montante bloqueado será sempre proporcional ao dano causado. Talentos e habilidades ainda podem mudar o valor de redução de 30%.
O que desaparece completamente
MP5 – Esta stat vai ser completamente removida do jogo. Holy paladins e Restoration shamans vão ter seu regen redesenhado para usar o Spirit.
Defense – Defense vai ser completamente removida do jogo. Classes tanks serão imunes a críticos, bastando mudar para sua forma defensiva, seja Defensive Stance, Frost Presence, Bear Form, ou usar Righteous Fury.
Spell Ranks – Spell ranks deixarão de existir de vez. Todas as magias evoluirão de acordo com o Nível. Os ranks das magias estão sendo redesenhados para preencher muitas lacunas existentes e novas magias serão adicionadas.
Weapon Skill – Removida completamente do jogo.