Passados alguns meses desde o lançamento do Aion, vamos analisar os fatos! O jogo esteticamente perfeito, ameaçou balançar a hegemonia absoluta do WoW. Por pouco tempo. Fazendo umas contas aqui, devo conhecer aproximadamente 10 players de WoW que compraram a key do Aion (inclusive esta que vos escreve) e destes 10, 8 acabaram voltando para o WoW, 1 permanece no Aion e outro parou de jogar MMOs de vez.
Mas o que aconteceu com todo o alarde? Já escrevi sobre o motivo dos outros MMOs não ameaçarem o Universo Warcraft há algum tempo, logo antes do tão aguardado lançamento do Aion.
Bom, eu achei o jogo lindo. Comprei para tentar jogar como um segundo jogo, já que nunca esteve nos meus planos iniciais trocar o WoW. Fiquei realmente impressionada com a tela de criação de char. Os gráficos são lindos demais. A interface é bem amigável, segue o estilo de “a,s,d,w”, e possui vários vídeos explicativos dentro do jogo. Muito bom isso.
Antes de lançar, fiquei logo na dúvida se escolhia Elyos ou Asmodians. Eu queria Asmodians, mas os meus amigos e conhecidos do WoW (que eram todos Horda) acabaram indo mais pra Elyos. É difícil upar e mais ainda conciliar com trabalho/vida/wow. No início, se você falasse algo em português no chat, corre sério risco de ser hostilizado, pois no início do lançamento, existiram vários problemas relacionados ao servidor escolhido pelos ‘BR’, já que os gring0s não queriam jogar conosco e se mandaram para outro servidor.
Não quero falar mal do Aion, até por que não fui tão longe e ainda pretendo jogar um pouco. Acho inclusive que um dos maiores erros é ir pro Aion achando que vai encontrar o WoW por lá. É o mesmo que ir no Bob’s e reclamar que o hamburguer está diferente do hamburguer do Mc Donald’s.,
Mas o que me desanimou mesmo, foi a lista de espera. Sinceramente, faltou preparo da empresa para tamanho lançamento. Afinal, a primeira semana é crucial para convencer o player a continuar jogando. Acostumada com fila no Warsong em dia de conteúdo novo, que chegava a 50 minutos mais ou menos, no Aion, nos primeiros dias, a fila chegava a 8, 10 HORAS. Ok, eu chego em casa as 20h. Se eu tentasse logar, só conseguiria jogar lá pras 3 da manhã. E o pior que essa fila era real. Isso aos poucos acabou fazendo com que perdesse o interesse. Não dava nem para deixar minimizado, já que o jogo é bem pesado. Isso já mudou, passado o furor do lançamento mas, meio tarde, né? Afinal, melhorou por que players abandonaram o jogo.
Mas e agora?
Pesquisei sobre tópicos sobre o assunto e achei este no fórum oficial do WoW:
E este no fórum do Aion. Não são minhas opiniões, visto que nem cheguei tão longe, mas este último é bem técnico, mostrando os pontos cruciais, que vou traduzir e tentar resumir:
– O sistema de guilda somente tem *3* ranks. Você não consegue fazer com que os membros vejam o guild bank sem promover eles pra Officer.
– Quando você se desconecta do jogo, ele se fecha, não te leva para a tela de login.
– Grind infinito. Depois do level 24, você tem que grindar até o 50
– Auction House: A pior coisa de todas, você só tem *10* slots para colocar seus itens. E como funciona? Barraquinhas usadas para vender itens. O ruim é que só duram 30′ e você é desconectado do jogo
– Você não pode abrir ticket fora do horario comercial. É isso mesmo, você pode xingar, ser racista, qualquer coisa, que ninguém vai te reportar, pois o ticket sequer pode ser aberto
– Ninguém te escuta. Se você reportar um bot, ninguém te responde. Eu resportei um bot semana passada e o cara ainda está usando o bot do meu lado.
– Gold spam, há milhares espalhados. E eles só podem ser banidos 2 dias depois do report. E É besteira banir um gold spammer pois a cada hora um novo aparece. Eles whispam todos os players pelo menos uma vez.
– Tudo tem diferença de maiuscula e minúsculas. Se você digitar /ignore cottinz, e o nome do player for Cottinz… Ele não será ignorado. Em vez disso, vai ignorar “cottinz”. A pior parte é que você tem que apagar o “cottinz” da ignore list antes de poder adicionar o “Cottinz”.
– Até a auction house tem essa diferenciação de maíuscula e minúscula. Se você não digitar o nome do item por completo, a busca não funciona.
– O PvE é uma piada, pior do que o do WoW; Eles usam habilidades randomicas simples todo o tempo. Se você for capaz de apertar 1 botão, pronto. Você não precisa nem se mover, nem evitar coisas; Somente curar o tank e tank spank.
– Não existem lutas dificeis, só contra a outra “facção”, pois não é um jogo PvE
– PvP é bom, se você for um Assassin. As classes são muito mal balanceadas.
– A única coisa legal no PvP do Aion é capturar uma fortaleza, o que resulta em um monte de lag.
– As batalhas são contra mais de 100 jogadores, prepare-se para baixar os graficos. Sim, laga mais que Wintergrasp
– Se você vier pro Aion pra jogar pvp, esteja preparado para jogar 12 horas por dia, caso contrario, você será esmigalhado, é simples assim.
– Mesmo sendo anunciado como o MMO com os melhores gráficos da atualidade, eles cortam os cantos das montanhas.. usar resolução baixa nas texturas deixa o jogo com aparência pior do que se fosse playstation 1, e isso está em toda parte, se você olhar para as texturas das montanhas no Aion, há grande chance de encontrar algo como isso:
O resto da análise do player e todas as respostas, err… mal educadas que ele recebeu, podem ser vistas aqui.
Buscando fontes conhecidas
Resolvi então, encher o saco fazer umas perguntinhas pra dois amigos, um dos que voltaram pro WoW – Those, um Ranger level 35 – e o que continua no Aion – Razvius, um gladiator level 41:
Por que você deixou o wow para jogar aion?
Those: Bom, jogo/jogava wow há vários anos e procurava alguma coisa nova.
Eu não sou uma pessoa que gosta de upar alts. Chega um ponto que não restava muito que fazer além de logar e esperar a raid.
Contudo, acho que a Blizzard está fazendo um grande trabalho em adicionar novos conteúdos, mas mesmo assim, ainda deixa muito a desejar para o pessoal do PVP/Craft.
Razvius: O principal motivo foi a popularização que o jogo teve. Ficou meio bagunçado. Isso somado ao fato de jogar o mesmo jogo há 4 anos me fez querer novos MMOs. A promessa de um novo ‘wow melhorado’ me atraiu pra jogar Aion.
O que WoW tem que aion não tem (e vice versa)?
Those: Não que não tenha no WOW, mas a melhor coisa do AION é o pvp in game. Montar grupos para invadir a facção oposta e do outro lado ter centenas de pessoas te esperando para o duelo é realmente incrível.
Os itens dependem muito mais do seu craft do que a sua sorte ou DKP em um boss.
Bots, muito muitos muitos bots no aion. Recentemente foram banidos mais de 27mil bots. Mais mesmo assim você encontra vários in game e nas principais cidades.
No Aion seu char tem asas e voa, o combate no ar é bem legal também.
Os gráficos são ótimos. Mais em uma batalha onde existe 2 mil players precisa de uma baita maquina para se manter logado com a resolução mínima (Sim, é bem pior do que o inicio de Wintergrasp)
Por o WoW ser um jogo já “maduro” tem muito mais coisas do que no Aion. Acho que ficaria várias horas pontuando isso, vou falar o que mais me afetou:
A falta de Addons e wowhead: Com o passar do tempo e o crescimento do WOW varias pessoas/empresas buscaram criar aplicativos/formas de te ajudar in-game. Apesar de existir o AionArmory o jogo é novo e não existem contribuições significativas ( o próprio jogo te fornece informações necessárias para a realização de uma determinada quest).
Um outro ponto bom de lembrar é que a Blizzard, mesmo que de uma forma indireta, pensa nos seus players. Uma reclamação ou um relato no jogo é avaliado e você tem uma resposta. A NCSoft não se preocupa muito com isso. Um bot relatado no level 10 depois de algum tempo você encontra o mesmo no level 35 40 fazendo as mesmas coisas. Acho que por ser um jogo que depende muito do “grind” ( como lineage ) acaba levando a empresa/guilds aceitarem esses “jogadores”.
A engine de quests do WOW te faz conhecer o jogo e vai te levando desde o level 1 ao 80 (e você utiliza os itens adquiridos nas quests). No AION em um determinado ponto do jogo as quest quests “acabam” e so “voltam” depois de 3 ou 4 levels.
A economia do WoW é estável. Por existir muitos bots o mercado do jogo acaba se desestabilizando. Exemplo: Você arruma um item por 500 mil Kinah (mesma coisa de 500g no wow) e vem oito bots e arrumam o mesmo item por 50mil. Acontece e muito isso. Para um player acostumado a farmar a AH/Broken isso é muito ruim.
No aion cheguei a fazer varias raids. Para um jogador end game como eu é realmente idiota o PVE pois todos os bosses que eu fiz são tank spank. Não existe uma inteligência por parte do boss/luta/instance, matando ai o PVE do jogo.
Razvius: O PvP é inifinitamente melhor, é dificil e caro upar seus crafts. Você gasta um montão e ainda tem chance de não vir o item desejado.
A lore do Aion não é muito atrativa comparada com o WoW, já que o jogo é recente.
A customização do char é muito mais detalhada que a do WoW.
E agora, o que te fez voltar pro wow (ou não)?
Eu não sou um jogador que usaria bot. E o Aion, como lineage, depende muito de “grind”. E eu não consigo ficar 6 horas dia durante X meses matando mobs para subir de level.
Apesar de o PVP ser muito prazeroso eu também gosto de PVE. E o PVE do Aion é muito inferior ao do WOW. Ao sair TOC eu parei de jogar WOW. Estou voltando, pois ao ver vários amigos comentarem as lutas deu vontade de jogar. Falta só guild e equipamento. Tirando isso vontade tem de sobra.
Acho que o Aion tem muito no que crescer e surpreender. Jogo muito bem “bolado”, mais que esta muito longe de poder competir lado a lado com o WOW.
Que raiva, vai vir o patch novo e eu nem joguei ToC… e eu nunca terminei Ulduar!
Razvius: Sinceramente, não penso em sair do Aion antes de chegar ao level cap para só assim ter certeza do que o jogo pode me oferecer. Quero chegar lá e conhecer minha classe e poder fazer as raids do fim do jogo.
Você quer saber mais?