X

Guild: Termo usado para um clã ou grupo de jogadores que jogam jogos online, geralmente MMORPGs

guild_tabard

A coisa que mais sinto saudade dos meus tempos iniciais no WoW, mimimi à parte, é do real significado de uma guilda.

Não se trata apenas de ir com um bando de pessoas, matar o boss X, lootear item Y e linkar achievement no /general. E sim do compromisso e afinidade que os players antes tinham uns com os outros.

No WotLK ainda não apareceu um boss destruidor de guildas como foram por exemplo, Kael e Archimonde na Burning Crusade, porém, o adversário é ainda maior: a trivialidade.

Na WotLK o WoW ficou mais “casual”, com isso, você não precisa ter uma guilda tradicional pra avançar no high-end. Guildas que na época da TBC se chamavam a atenção por terem nomes engraçados hoje estão no Top10 dos realms pra provar isso.

Players não tem mais aquele sentimento de ‘jogar com amigos’. Não vestem a camisa. Não aguentam mais wipar 35425 vezes no mesmo boss e nem toleram mais as pequenas discussões do dia a dia. Pra que? Se podem dar apply em outro lugar que provavelmente terá o mesmo nível de progressão e terá vaga aberta por que outra pessoa saiu por qualquer motivo aleatório. É a nova crise do PvE.

Guildas hoje quebram por falta de players comprometidos. A falta de compromisso e a constante mudança da composição de players das raids, criam cores fracos e sem entrosamento, que até avançam no conteúdo (por ele estar mais fácil), mas sem a sensação de ser um time, um grupo, vestir a camisa e ter um certo, por que não, orgulho de ser da guilda.

Talvez sinta isso no Warsong. Sinceramente, não sei como vão os outros servers.