Na WoTLK ficou claro que os desenvolvedores querem que todos os jogadores – do casual ao mais hardcore – tenham acesso a todo o conteúdo no qual eles estiveram trabalhando durante meses. Por isso fazem raids acessíveis para grupos bem mais amplos do que anteriormente.
Antes somente players bem equipados com os melhores enchants/gemas/consumíveis e que dominassem sua classe podiam enfrentar os desafios propostos nas dungeons.
Sartharion e Archavon logo no início da expansão, já permitiam pugs com players que nem sequer conheciam a luta. Ulduar já foi limpa por grandes guildas logo nos primeiros dias e muitas guildas casuais já estão quase lá também.
Mesmo com os hard modes, muitos players reclamam do free-loot das instâncias, de Naxxramas a Ulduar, no fórum oficial.
Segue uns trechos do blue post de Draztal, da Blizzard:
- […]Se quiser derrotar Thaddius, o grupo vai precisar de um mínimo de DPS, de coordenação, etc. Heigan continua atrapalhando players que não sabem dançar e Loatheb é um desafio para os healers novatos que normalmente não encotravam uma luta onde não pudessem curar a qualquer momento.
- […]Então, os requisitos para matar um boss não é ter a melhor gear possível, nem as melhores gemas/enchants e nem sequer conhecer as trezentas e cinquenta rotações da sua classe. Nem em Naxxramas level 60, onde players podiam entrar com algo de Tier 2 e Tier 2.5 e fazer um progresso razoavel em Anub’rekhan, Faerlina, Noth e provavelmente Heigan, em nenhum momento era imprescindível que toda a raid tivesse Tier 2.5 e o melhor do Tier 2 para poder pensar em entrar ali.
- […]Yogg-Saron é uma das lutas mais complexas da Wrath of the Lich King, e vai colocar à prova todas as guildas que começaram a raidar efetivamente nesta expansão, em Naxxramas. Se Naxxramas era a introdução, Ulduar é o próximo passo, e com cada boss a dificuldade aumenta.. Claro que Yogg-Saron com a ajuda dos 4 watchers não é tão complicado como sem a ajuda, mas é muito mais difícil do que qualquer luta de Tier 7. Não é tão complicado como outras lutas de expansões anteriores, mas, propõe um grande desafio para essas guildas que estão dando os seus primeiros passos.
- […]World of Warcraft tem muitos mais aspectos que raids somente. E os desenvolvedores querem que os jogadores participem de todos eles.
- […]Ao fim da raid, o recount ou qualquer outro dps meter é totalmente irrelevante. DPS que é bom mesmo, não fica em primeiro e ostenta suas “imba skills”, o cara que é bom mesmo, contribui de todas as maneiras possíveis com sua raid para que o boss morra. Muitos Raid Leaders preferem um druida que dá 2200 dps em Noth que esteja dispelando do que um druida fazendo 4000 dps e ignorando as curses.
- O primeiro conteúdo de uma expansão permite mais erros. É um tier de aprendizagem, e por isso é normal encontrar gente que ainda está aprendendo a conhecer seu personagem. Parece difícil de acreditar mas tem muitos jogadores novatos que ainda não estão acostumados por exemplo, a sair de uma fissura.
- O conteúdo que as guildas hardcores desejam já existe, são os Hard-modes. Claro que pra elas, sem hard mode, fica tudo fácil. Mas Matar Flame Leviathan com as 4 torres up ou Hodir em 3 minutos, complica e bastante. “