Culinária é uma profissão onde você pode produzir comidas e bebidas que recuperam a vida, mana e dão buffs em status – além da confecção dos caldeirões muito utilizadas em raides. Ela é bem fácil de upar, só exige um pouco de paciência. Seguindo este guia, você encontrará a maneira mais fácil de chegar ao nível máximo. Para fazer seus alimentos, a maioria deles precisará da Fogueira para Cozinhar, habilidade que vem junto do treinamento da profissão.

Dica: Durante o tempo que estiver upando Culinária, pegue dez minutos do seu tempo para fazer as missões diárias de Culinária. No futuro, os pontos e insígnias dadas por elas serão muito úteis. Lembrando que uma boa ideia também é upar Culinária junto de Pescaria. Se você for nível 90, confira no final desse guia como upar Culinária apenas em Pandária.

Não deixe de conferir sempre se a Feira de Negraluna está acontecendo. Caso esteja vá à feira e faça a diária de Culinária – ela é bem simples e garante 5 pontos a mais na profissão pra você 😉

Última atualização: Patch 7.0.1, Setembro/2016.


Culinária em Legion

Mudanças

Muitas das suas receitas agora possuem rank. Cada rank permite que você produza um item de forma mais eficiente (gastando menos material).
Varias receitas você agora aprende através de alguma missão encontrada nas Ilhas Partidas.

  • Ranks mais altos nas receitas de Legion são aprendidas através de descobertas nas Ordens de Serviço.
  • Cada receita tem 3 ranks. Ranks mais altos permitem você criar mais comida por reagentes.
  • Culinária funciona diferente das outras profissões. Seu nível máximo da profissão não é aumentado automaticamente para 800 quando você aprende culinária em Legion. Você precisa ser pelo menos nível 98 e ter 700 para ser capaz de aprender outros ranks.

Aprendendo

Para aprender a Culinária em Legion, fale com Katherine Lee ou Awilo Lon’gomba na cozinha da sua facção em Dalaran.

Upando Culinária

Uma vez que você tenha treinado, você já pode começar a coletar as receitas de Legion no mundo. Várias receitas em Legion não dão muitos níveis ao produzir algo, logo é melhor você adquirir Nada Como a Culinária de Draenor! em Draenor e criar uns Peixe-sabre Grelhado e Pirão de Peixe-sabre até chegar em 600. Ou vá de 1-525 fazendo receitas de pandaria compradas com Sungshin Pata de Ferro.

Reagentes

Você pode aumentar a taxa com a qual você consegue reagentes para culinária através de encantamento de ombros, conseguidos com reputação. Dádiva do Ceifador requer honrado com Tece-sonhos e dá uma pequena chance de saquear Bens Coletados dos inimigos, o qual contem Peixes e Ervas. Dádiva do Açougueiro requer Tribo Alta Montanha e dá uma pequena chance de saquear Carne Abatida dos inimigos, a qual contem carne e couro.

Aprendendo as Receitas

Quando você pega e aprende uma receita em Legion, você atrairá a atenção de Nomi, que agora cresceu e aprendeu a ser um stalker silencioso que te persegue desde Pandaria! Na missão Tem cozinheiros demais, você é solicitado a comparecer em Dalaran e encontra-lo na cozinha da sua facção.

Para Uma boa lista de receitas, você precisa aprender 6 receitas de culinária em Legion. Estas são as que você consegue nas áreas dinâmicas, o que as torna fáceis de se conseguir:

Assim que você consiga as 6 receitas, você trabalhar na Inaugurando a cozinha experimental. Pegue Cavala Prateada de Nomi em um barril próximo, clique em Nomi e então selecione a opção de iniciar a Ordem de Serviço. Esta Ordem será completada rapidamente e você receberá Receita: Tiras de Cavala Seca.

Agora você pode começar Ordens de Serviço para qualquer tipo de carne ou peixe que você possua. Cada Ordem de Serviço leva 3 horas. Criar uma Ordem de Serviço com um ingrediente em especial tem uma chance de te ensinar uma receita daquele ingrediente.

Existe uma grande chance de você receber … em retorno das suas Ordens de Serviço, logo não gaste todos os seus reagentes nelas. Existe a chance de você conseguir uma receita duplicada, logo parece que é mais jogo você colocar Ordens de Serviço com ingredientes diferentes ao invés de colocar muitas de um único tipo.

Tipos de guloseimas

Comum

Essas receitas normalmente usam 5 carnes ou peixes e alguns reagentes vendidos no treinador de culinária em Dalaran.

Nome Reagentes Origem do Rank 1
Tartare de Urso 5 Filé de Urso Gorduroso, 1 Cebola de Rio Mordvigbjorn
Pinalimo Fritadão 5 Ninho de Pinalimo, 5 Manteiga de Almísken [Shriek No More]
Tiras de Cavala Seca 5 Cavala Prateada Tem cozinheiros demais
Refri de Faronaar 5 Ovo de Ave Selvagem, 2 Cebola de Rio, 3 Azeitona Real O Magíster da Mixologia
Gororoba de Lutador 5 Peixe-rainha Amaldiçoado, 1 Azeitona Real Injeção de Moral
Trovarraia em Conserva 5 Trovarraia, 5 Sal Marinho em Flocos [A Heavy Burden]
Canela ao Sal e Pimenta 5 Canelinha Magra, 2 Pimenta Dalapeño, 2 Sal Marinho em Flocos Ninguém mim tira a razão!
Costela Assada no Tempero 5 Costelões de Caça, 5 Pimenta Dalapeño Hora de coletar

Melhor

Essas comidas geralmente precisam de várias carnes ou peixes.

Nome Reagentes Origem do Rank 1
Filé com Peixe de Suramar 5 Carpa escama rúnica, 5 Canelinha Magra, 2 Sal Marinho em Flocos, 4 Azeitona Real Combine Receita: Peixe e Receita: Filé
Trovarraia ao Perfume de Carpa 5 Carpa escama rúnica, 5 Trovarraia, 2 Sal Marinho em Flocos, 2 Manteiga de Almísken Vendida por Markus Hjobruk após completar o componente Jandvik’s Jarl de Bom suramaritano
Barracuda Mrglgagh 5 Sangue meridional, 5 Barracuda Negra, 4 Manteiga de Almísken, 1 Cebola de Rio [Murlocs: The Next Generation]
Costelas de Meridiano 5 Sangue meridional, 5 Costelões de Caça, 5 Pimenta Dalapeño Myonix
Salmão à Drogbar 5 Salmão Altamontês, 10 Caramujo Pedrescura, 4 Pimenta Dalapeño, 10 Azeitona Real Saque geral de Drogbars

Melhor ainda!

Estas comidas geralmente precisam de várias carnes ou peixes e um prato pronto.

Nome Reagentes Origem do Rank 1
Salada Azshari Filé com Peixe de Suramar, 5 Folha-de-sonho, 5 Fjarnskaggl, 5 Flor-de-raposa, 5 Aethril Descoberta do Nomi
Prato de Peixes Empanados em Sementes Trovarraia ao Perfume de Carpa, 5 Cavala Prateada, 20 Semente de Yseralina, 3 Manteiga de Almísken, 2 Pimenta Dalapeño Descoberta do Nomi
Travessa de Iguarias dos Filhos da Noite Barracuda Mrglgagh, 20 Lasca de Gema, 1 Rosa-da-luz-estelar, 5 Ovo de Ave Selvagem, 10 Caramujo Pedrescura Descoberta do Nomi
O Magíster Faminto 1 Costelas de Meridiano, 5 Salmão Altamontês, 5 Filé de Urso Gorduroso, 3 Sal Marinho em Flocos, 2 Pimenta Dalapeño Descoberta do Nomi
Peixelesk Especial 1 Salmão à Drogbar, 5 Peixe-rainha Amaldiçoado, 5 Ninho de Pinalimo, 5 Barracuda Negra, 10 Caramujo Pedrescura, 5 Pimenta Dalapeño Descoberta do Nomi

E temos BACON nas Missões Mundiais!

Bacon Crocante aumenta a duração dos efeitos de qualquer comida em 1 hora, e vai até um máximo de 6 horas.

Os ranks são todos aprendidos por meio de descobertas e Fatia de Bacon é conseguida através da Missão Mundial de Culinária Slab of Bacon, a qual requer nível de culinária 100. Para essa missão você terá que derrotar uma besta não elite. Esta é uma luta relativamente fácil, exceto que a besta se enfurece quando estiver com pouca vida, logo.

Cada rank de Bacon Crocante leva 5 Fatia de Bacon e 5 Pimenta Dalapeño.

Banquetes

Banquetes requerem vários pratos preparados e podem ser aproveitados por até 35 pessoas. Ranks de Banquetes funcionam de forma diferente de outras receitas. Ao invés de um criar mais comida, cada um custa menos: 5 de cada no rank 1, 4 no rank 2 e 3 no rank 3.

Guia adaptado do wowhead.


Anteriormente no mundo da manufatura

Atenção:

Se você já é nível 90 e quer upar Culinária apenas em Pandária, é possível fazê-lo. Você vai precisar das receitas vendidas por Sugshin Pata de Ferro, que também vende todos os ingredientes necessários para a confecção delas, com exceção das Carpas Douradas. Não deixe de aprender os novos níveis de culinária de acordo com o up de sua habilidade, com a própria Sugshin Pata de Ferro. As receitas e materiais para o up dessa forma são:

A partir desse ponto, você deve seguir os Caminhos da Culinária Pandarênica para continuar o up.

Abaixo, segue a forma ‘tradicional’ de up, sem as receitas de Pandária. Algumas das receitas podem não estar mais disponíveis no jogo, e se encontrar alguma assim, mande um email pra gente avisando por favor, para revisarmos o guia!

Nível 1 – 75: Cozinheiro Aprendiz

Vá ao treinador de Culinária (A/H) e solicite o treinamento.

Níveis: 1 – 40:

Faça essa receita até ela ficar cinza.

Níveis: 40 – 80:

No nível 75 você precisa treinar o novo nível de aprendizagem, antes de alcançar o nível 80.

Nível 75 – 130: Cozinheiro Profissional

Vá ao treinador de Culinária (A/H) a partir do nível 50 na perícia e solicite o treinamento.

Níveis 80 – 130:

Opções:

Nível 130 – 225: Cozinheiro Perito

Vá ao treinador de Culinária (A/H) a partir do nível 125 na perícia e solicite o treinamento.

Níveis 130 – 175:

Níveis 175 – 225:

Há três opções:

Nível 225 – 300: Cozinheiro Artífice

Vá ao treinador de Culinária (A/H) a partir do nível 185 na perícia e solicite o treinamento.

Níveis 225 – 250:

O Rabo-Amarelo Mosqueado Cru é obtido através de Pescaria. Se não tiver Pescaria nesse nível ou a Casa de Leilões não possuir esse reagente, tente o próximo.

Níveis 250 – 285:

Níveis 285 – 300:

Essa receita precisa que duas quests sejam feitas. Vá a Silithus, em Forte Cenariano, e comece a chain quest Receita do Deserto, continue com Compartilhando o Conhecimento e termine com Assistência Culinária. São quests bem simples, que requerem que o jogador tenha nível 56 no mínimo. Ao final das três, a receita estará disponível.

Nível 300 – 375: Mestre Cozinheiro

Vá ao treinador de Culinária (A/H) a partir do nível 275 na perícia e solicite o treinamento. Este treinamento deve ser feito em Terralém.

Níveis 300 – 325:

Níveis 325 – 350:

Esse reagente provém de Pescaria, e é muito fácil de encontrar. Caso você não tenha Pescaria nesse nível e a Casa de Leilões não possua o reagente, tente os próximos.

Níveis 350 – 375:

Há três opções fáceis, mas que requerem reputação mínima de “Tolerado” com as facções Kurenai (A) ou Mag’har (H).

Nível 375 – 450: Grão Mestre Cozinheiro

Vá ao treinador de Culinária (A/H) a partir do nível 350 na perícia e solicite o treinamento. Este treinamento deve ser feito em Nortúndria.

Níveis 350 – 365:

Para fazer essa receita você precisará completar uma quest chamada Culinária do Norte, obtida nas respectivas cidades de cada facção em Tundra Boreana. É muito importante que seja feita essa quest para que você consiga prosseguir com os demais leveis de Culinária.

Níveis 365 – 375:

Nesta fase da profissão, o treinador de Culinária te dará muitas novas receitas. Por ser mais fácil, eu recomendo essa mesma.

Níveis 375 – 400:

Aqui, temos duas possibilidades mais simples:

  • Lagostim Picante (1x Lagostim Furioso) – Essa receita é vendida por 3 ouro por Estalajadeira Briana na Aliança, e por Rungor na Horda, na Mata Terokkar. O Lagostim pode ser pescado também por lá.
  • Mamute da Semana Passada (1x Naco de Mamute) – Essa receita é drop raro das raides do Wrath of the Lich King. Com a quantidade de pugs de ICC acontecendo ela não é tão complicada de conseguir, mas a anterior é mais prática. O Naco de Mamute é um saque bem fácil dos Mamutes de toda Nortúndria.

Níveis 400 – 415:

A partir deste level, você deverá fazer algumas quests diárias obtidas com o treinador de Culinária em Dalaran, das quais você ganhará Prêmios de Culinária de Dalaran, que podem ser trocados por receitas no vendedor de Suprimentos de Culinária. O mais fácil é pegar a Receita: Belisquete de Bichos ou Receita: Rinoceronte Saboroso, que utilizam os reagentes mais fáceis a serem encontrados.

Níveis 415 – 430:

Os reagentes para a Cervaforte Malzibirra podem ser encontrados no NPC Sarah Brady nos esgotos de Dalaran.

Níveis 430 – 450:

O reagente dessa receita pode ser achado no loot de alguns mobs dos mapas iniciais do Cataclysm.

Nível 450 – 525: Ilustre Grão-Mestre Cozinheiro

Vá ao treinador de Culinária (A/H) e solicite o treinamento. As receitas a partir desse nível deverão ser obtidas através do cumprimento das diárias de Culinária com os NPCs nas capitais da respectiva facção. Cada receita custa em média 3x Prêmio do Chef.

Nível 450 – 475:

Opções:

Essa receita pode ser comprada com o vendedor (A/H) por 3x Prêmio do Chef, e com mais 1x Prêmio do Chef você compra um Suprimento Importado, que contém as Sementes de Cacau requeridas. No entanto ela fica cinza muito rápido.

Ótima receita pra quem upou o personagem em Vash’jir e acumulou alguns Mariscos Abissais.

As próximas receitas têm seus reagentes facilmente dropáveis nas áreas iniciais.

Níveis 475 – 500:

Opções:

Níveis 500 – 525:

Opções:

Nível 525 – 600: Mestre Cozinheiro Zen

Vá ao treinador de Culinária (A/H) e solicite o treinamento. As receitas deverão ser compradas em Meia Colina [Half Hill], em Vale dos Quatro Ventos [Valley of Four Winds] com a NPC Sugshin Pata de Ferro. O interessante é que você vai aprender com ela várias receitas, de níveis 1 ao 520 de Culinária. Lembre-se de quando estiver upando o seu personagem em 85 -90, pegue todos os itens de Culinária que caírem de bichos, eles serão muito úteis em toda a profissão.

Níveis 525 – 530:

Faça a missão “Quer dizer que você quer ser chef…” e inicie uma cadeia de missões que te dará sua primeira Ficha da Pata de Ferro, que permitirá que você compre alguns dos utensílios de culinária da expansão.

Em Mist of Pandaria várias mudanças foram feitas em relação à Culinária. Diversos NPC’s foram criados, cada um com uma especialização, pra que você pegue reputação com eles e aprenda as outras receitas, sendo que cada um desses NPCs dão em suas receitas um buff diferente. Cada NPC possui uma quest inicial, é necessário que você faça as quests iniciais de cada um para comprar as respectivas receitas.

Para começar a fazer as receitas de cada NPC, você deve fazer todas as quests iniciais de cada um deles. São elas:

Lembre-se que fazer receitas nessas extensões não necessariamente lhe darão pontos em Culinária. Após terminar as quests iniciais, você pode terminar as demais missões e seguir para upar sua profissão.

Níveis 530 – 555:

Opções:

Níveis 555- 575:

O NPC Nam Pata de Ferro vende 5x Peixes-espátula de Krasarang por 1x Ficha da Pata de Ferro cada.

Níveis 575 – 600:

Você alcançará o nível 600 na perícia de Culinária fazendo as diárias da profissão e fazendo as receitas dadas pelos NPCs de cada Caminho – Sempre que você upar um caminho a um nível mais alto que o nível geral da sua profissão, você ganhará pontos em Culinária geral. A maioria dos reagentes também podem ser adquiridos pelo NPC Nam Pata de Ferro que troca as Ficha da Pata de Ferro por itens de Culinária e receitas.

Depois de chegar ao 600…

Se você subir todos os caminhos da culinária Pandarênica ao nível máximo, você pode começar uma cadeia de missões que te dão a conquista Agora eu sou o mestre. Para fazer essa conquista, você deverá fazer a missão Para ser um Mestre, entregue por Sugshin Pata de Ferro. Nessa missão você deve fazer uma de cada das comidas aprendidas no nível máximo de cada caminho: Costela ao Camarão com Pimenta do Reino, Bifum Névoa Marinha, Ensopado de Peixe Mogu, Surpresa de Caranguejo ao Vapor, Rolinhos Primavera Chuan Tian e Café da Manhã do Cervejeiro Louco. Depois de fazer cada uma dessas missões/comidas, você poderá comprar o Sino da Escola de Culinária, que te permite sumonar um aprendiz, o Nomi.

Nomi vai te dar algumas missões diárias, e completar essas missões aumenta sua reputação com seu aprendiz. Cada missão diária dá 1000 de reputação com seu aprendiz, sem considerar nenhum tipo de buff ativo. A cada nível de reputação alcançado, Nomi uma missão, que você deve fazer todos os dias até chegar ao próximo nível. São elas:

Ao chegar a Exaltado/Melhor Amigo com Nomi, você recebe a conquista Agora eu sou o mestre. Além disso, Nomi te dá mais uma missão: Um presente inesperado. Completar ela te dá como recompensa um Avental, mais 5 dos ingredientes especiais de culinária de Pandária.

Bom up!

Guia por Milena.

Qualquer dúvida, sugestão ou correção sobre o guia, é só deixar nos comentários abaixo ou mandar um email pra gente!